| Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove aulas gratuitas de treinamento funcional

Da Redação

Em 21/09/2018 às 13:52

Estabilidade é um dos aspectos fundamentais para a corrida, e também será avaliada nas sessões

(Foto: Marco Antônio/AI)

É fato que a atividade física é um fator indispensável para a melhora da saúde e da qualidade de vida. Mas para se exercitar bem, também é preciso ter uma orientação correta. Desta forma, a Semana Move realizada pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente traz uma série de aulas abertas de atividade funcional para corredores.

A partir deste sábado (22), o Sesc apresenta exercícios funcionais a fim de evitar lesões e melhorar o desempenho de corredores, desde os iniciantes até os veteranos.

Ministrada pelo educador físico Evandro Bueno, de São José do Rio Preto, a atividade introduz os participantes a testes específicos para quem pratica a corrida, como exercícios corretivos, preparação de movimentos, técnica de melhoramento da biomecânica, bloco de força e transferência de energia para a pista.

Tudo aplicado com corridas livres e discussões após o treino. As aulas também aquecem os competidores para a Corrida Move, corrida de rua realizada pelo Sesc Thermas no próximo dia 30.

Quem não é praticante de corrida, mas deseja começar a correr, também tem motivos para participar das aulas, como explica Evandro.

“O treinamento funcional é essencial para ambos os casos. Para quem não está acostumado a correr, ele é importante para evitar possíveis lesões; e quem já corre, muitas vezes, pratica sem o conhecimento devido. Os exercícios ajudam esse corredor a ter uma melhor performance”, esclarece.

Durante as aulas, os participantes passam por testes que apontam, por exemplo, qual a capacidade de mobilidade do tornozelo. “Quando o tornozelo não consegue se movimentar adequadamente, o corpo vai buscar essa movimentação no joelho, colocando o indivíduo em risco de lesões”, explica.

A estabilidade é um dos aspectos fundamentais para a corrida, e também será avaliada nas sessões. “Uma pessoa que não consegue ficar 15 segundos em pé, apoiada em uma perna, por exemplo, não pode correr”, alerta o professor, que também apresenta exercícios para corrigir tais funções.

Além de melhorar o desempenho, Bueno destaca que os exercícios funcionais auxiliam nas tarefas do cotidiano. “Na academia, os treinos são voltados para os músculos e para a estética. Os exercícios funcionais focam nos diversos movimentos naturais que o indivíduo executa ao longo do dia, como agachar, correr, girar, etc”.

As aulas abertas ocorrem em várias oportunidades: no sábado e domingo (23), às 9h30, 10h30, 14h30 e 16h30, e na terça e quarta (25 e 26), às 8h30, 10h30, 15h, 17h, 19h e 20h30.

Palestra

Para compreender melhor a influência dos treinamentos na prática da corrida, o público pode participar também, de graça, da palestra "A Importância do Treinamento de Força na Corrida", na próxima quarta-feira (26), com a professora Valéria Panissa, da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP).

A partir das 19h, a doutora em educação física aborda a importância do treinamento de força para corredores e relaciona a saúde e bem-estar ao treinamento esportivo e aos mecanismos de ajustes na intensidade do esforço.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Rua Catharina Venturim Peretti, 171

Mário Amato - Presidente Prudente-SP

Telefones: 18-3909 3629 | 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.