Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Amnap cobrará de ministro reativação no transporte ferroviário na região

Da Redação

Em 10/02/2010 às 17:01

O presidente da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), Osmar Pinato (PSDB), afirma que, pela agenda de compromissos, não acompanhará a visita do Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha nesta quinta-feira (11) a Presidente Prudente. No entanto, mandará representantes para entregar uma relação composta de pelo menos duas solicitações: agilidade na votação da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que, se aprovada, define parâmetros para gastos na área da saúde e adiciona à rede pública cerca de R$ 15 bilhões por ano; e agilidade no processo da reativação no transporte ferroviário de carga na Nova Alta Paulista.

Ele diz que a intenção era entregar as solicitações pretendidas pessoalmente ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também por motivos de agenda cancelou sua visita à região. Lula será representado por Alexandre Padilha, que fará a inauguração das obras de canalização de fundos de vale, realizadas com recursos PAC. A inauguração ocorre nessa quinta-feira (11), às 17h, na Avenida Luiz Cesário, no Jardim Cambuí.

“Nossa intenção era de que o presidente viesse à região. Lamentamos sua ausência. Mesmo assim, vamos fazer nossas reivindicações para o ministro”, declara Pinato.

A principal delas, segundo ele, trata-se da reativação do transporte ferroviário na área dos 31 municípios compreendidos pela associação, cujo sistema de linha férrea está abandonado. Além disso, a Amnap também promete pressionar o governo federal no que diz respeito à regulamentação da EC 29 que tramita na Câmara dos Deputados há praticamente 10 anos. “E mais do que isso, queremos a distribuição igualitária de recursos provenientes do Pré-Sal. Por se tratar de recurso natural pertencente ao País, todos os Estados têm o direito de serem contemplados com essa distribuição, e não apenas alguns”, cita.

Além da Amnap, todos os prefeitos da região foram convidados pelo prefeito prudentino, Milton Carlos de Mello (Tupã) e vice o Marcos Vinha a participarem da inauguração das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da audiência com o ministro, inclusive para aproveitarem a ocasião e apresentarem ou reforçarem suas reivindicações ao Governo Federal.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.