Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente teve 390 partos mensais em 2009

Da Redação

Em 06/04/2010 às 15:34

Dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e datados de julho a dezembro de 2009 mostram que no período 2.345 partos, entre normal, cesária, cesariana com laqueadura tubária, cesariana de alto risco e parto normal de alto risco, foram registrados no Hospital Estadual “Odilon Antunes de Siqueira” e no Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, em Presidente Prudente.

A quantidade representou no período uma média de mais de 390 partos mensais realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agosto foi o mês que mais registrou nascimento de crianças, contabilizando 454 partos, sendo 145 partos normais, 128 cesárias, 12 cesarianas com laqueadura tubária, 79 cesárias de alto risco e 90 partos normais de alto risco.

Em contrapartida, dezembro foi o mês que menos registrou nascimentos, 278 no total.

Diante dos números, considerados expressivos por profissionais da saúde, o município oferece desde o ano passado trabalho de humanização voltado às gestantes prudentinas. O objetivo é oferecer acompanhamento integral à saúde delas, de forma a abranger todos os aspectos que envolvem o período da gravidez.

Na manhã desta terça-feira (6) foi realizado o segundo encontro do ano do projeto-piloto na sede da Secretara de Saúde.

O trabalho, que tem a coordenação da assistente social do Palácio da Saúde Jacqueline Bento Martinho Rocha, consiste em oferecer gratuitamente orientações e acompanhamento com assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e enfermeiros.

Desta vez, sete futuras mamães acompanharam atentas às instruções de profissionais da Saúde quanto aos cuidados a serem tomados antes (no período gestacional) e depois da gravidez. Elas também foram instruídas sobre amamentação e cuidados odontológicos neste período, bem como a importância do acompanhamento médico no pré-natal.

Na ocasião, as gestantes dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) também aproveitaram para tirar dúvidas sobre as novidades na área da obstetrícia, assunto este tratado no último encontro (23/3). Orientações e informações acerca de mudanças físicas e psicológicas, comuns do período gestacional, também foram colocadas em pauta.

Como os encontros são quinzenais, o próximo já tem data definida. Será no dia 20 deste mês, no período da manhã, na Secretaria Municipal de Saúde. Vale lembrar que as interessadas em integrar o grupo, podem procurar a responsável pelo trabalho, Jacqueline, ou a enfermeira Celeste Peruqui, no Palácio da Saúde, para efetuar a inscrição. O atendimento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. O curso é gratuito.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.