Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Rúgbi de Prudente recebe equipe da Capital pelo Paulista

Da Redação

Em 09/09/2010 às 15:00

Neste sábado (11) a equipe prudentina Cowboys Rugby Prudente recebe os paulistanos União Rugby Alphaville em jogo válido pelo Campeonato Paulista do Interior (CPI). A partida será no Centro Olímpico, às 15h30.

“Esta será a última partida do time na cidade, já que a última rodada será realizada cidade de Itu, contra o time local”, pontua o diretor do clube, Bruno Voltarelli.

O CPI é o maior campeonato de rúgbi do Brasil em quantidade de times, de acordo com o diretor. “São 17 no total. As cidades participantes são Presidente Prudente, Catanduva, Araraquara, Franca, São Carlos, Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Taubaté, Ilha Bela, Itu/Sorocaba, Jaguariúna, São Paulo - Pasteur B, São Paulo - União Rugby Alphaville, São Paulo - Academia Universitária de Rugby, Indaiatuba e Americana”, enumera.

A equipe da cidade luta para conquistar o título da Taça Prata do CPI. “No campeonato de 2009, das 17 participantes, o time prudentino ficou na 4ª colocação”, lembra Voltarelli adiantando que disputam a modalidade rugby union.

Modalidades

O esporte possui duas modalidades que são utilizadas nos campeonatos, a rugby union e seven, conforme explica o diretor do Cowboys Rugby Prudente. “A primeira é a mais e difundida mundialmente; é a utilizada nos maiores campeonatos mundiais, inclusive na Copa do Mundo de Rúgbi. Essa modalidade é jogada com 15 jogadores de cada lado, sendo dois tempos de 40 minutos cada. Além disso, há mais contato entre os jogadores e é necessário utilizar o físico, a força, jogadas ensaiadas e estratégia”, fala.

Já o seven é a modalidade a ser praticada nas Olimpíadas de 2016. “Ela é jogada com sete jogadores de cada lado, sendo dois tempos de 7 minutos cada. Portanto, é um jogo mais rápido, sem muito contato, mas também com uso de estratégia e o físico é o fôlego do atleta”, diz o diretor do clube.

“Em uma grosseira comparação, o rugby union seria o futebol de campo, ou seja, mais difundido, enquanto o seven seria o futebol de salão ou o futebol de areia, que são menos difundidos”, afirma Bruno Voltarelli.

Rúgbi

Há países em que o rúgbi é o primeiro esporte, ficando a frente do tradicional futebol; na Nova Zelândia, África do Sul, Austrália, Inglaterra e França o rugby é muito difundido, sendo muitas vezes até ensinado em escolas de nível fundamental e médio, segundo o diretor e atleta do clube. “Na América do Sul, a Argentina é a grande potência, no mundo, é uma das grandes. Na ultima Copa do Mundo de Rúgbi, nossos ‘hermanos’ ficaram na 3ª colocação”, cita Voltarelli.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.