Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Região tem 4º pior índice paulista de emprego na indústria

Maycon Morano

Em 15/10/2010 às 09:08

A diretoria regional de Presidente Prudente aparece com o quarto pior índice de crescimento dos empregos na indústria do Estado, no acumulado do ano, com apenas 1,8% de aumento, segundo pesquisa divulgada nessa quinta-feira (14) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Se este número for comparado a regiões próximas como, por exemplo, Araçatuba, o baixo desempenho fica mais evidente. Aquela região detém o segundo melhor resultado de 36 diretorias regionais, com 21,3% de aumento de empregos na indústria.

Já em relação aos últimos 12 meses, a região de Prudente aparece com o quinto pior desempenho estadual, mas sem crescimento, com -0,3%.

Comparando-se setembro com agosto deste ano, o resultado é igual à média do Estado, com crescimento de 0,5%. Entretanto, este último dado não é animador, de acordo com o diretor regional da Fiesp, Pérsio Melem Isaac. “A gente tem que analisar a demanda. Se este aumento [de 0,5%] for em relação a mil empregos, para exemplificar, o resultado é praticamente nada”, esclarece.

Informação que é corroborada pelo diretor de Economia da Fiesp, Paulo Francini, para o qual apesar de o emprego na indústria continuar sendo criado, agora ocorre “em taxa e ritmo menores do que antes”. “O ano vai indo de forma bastante razoável, em uma faixa superior às nossas expectativas”, avalia Francini.

Isaac ainda justifica o motivo pelo qual os números locais não são significativos. “Nossa economia é muito diversificada. A maioria dela, cerca de 70%, é de comércio e serviços, não de indústria”, esclarece.

Ele credita esse ligeiro aumento, apesar da baixa concentração industrial na região, à chegada das festas de final de ano. “As indústrias que temos são de alimentos e bebidas. Nessa época a produção sempre aumenta, esse deve ser um dos motivos do crescimento, apesar de baixo”, frisa o diretor regional da Fiesp.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.