Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Procon de Prudente orienta para compras seguras no Natal

Da Redação

Em 30/11/2010 às 15:39

O Procon de Presidente Prudente oferece algumas dicas para os consumidores realizarem as compras de Natal no comércio e também na internet, diminuindo a possibilidade de sofrerem algumas irregularidades. Um ponto fundamental apontado é a pesquisa dos produtos e dos preços antes da compra.

Quem deseja realizar compras a prazo, o órgão destaca que algumas lojas oferecem descontos aos clientes que realizam pagamentos a vista. “Lembre-se que nem sempre a parcela menor significa que o produto seja mais barato, o consumidor precisa estar atendo nas quantidades de parcelas. Compare o preço à vista com o valor total financiado”, sugere a diretora do Procon em Prudente, Ana Paula Setti.

Ela ainda aponta itens essenciais a serem considerados na hora de comprar eletrodoméstico e produtos eletrônicos. “Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça um levantamento de preços. Consi­dere também a qualidade do produto e as reais necessidades da pessoa que será presenteada. Nem sempre aparelhos mais sofisticados são as melhores escolhas”, orienta a diretora.

Ainda nessa categoria, o Procon mostra que é importante o comprador observar se a voltagem é compatível com a desejada e o consumo de energia do aparelho indicado no selo Procel.

No caso de brinquedos, eles devem conter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) indicando que o produto passou por testes de acordo com as normas técnicas de qualidade e segurança. “Considere a preferência, a idade e limitações da criança”, explica.

Ana Paula destaca que o comerciante pode recusar fazer a troca do presente. “Só é obrigatória se o produto apresentar defeito e este não for sanado no prazo de 30 dias ou então, se esta condição for ofertada pelo estabelecimento”, afirma. No entanto, ela diz que o comerciante deve informar na nota a possibilidade de troca do produto.

O principal setor que recebe pedidos de trocas é o de vestuário, segundo a diretora do órgão no município. “Normalmente as pessoas são presenteadas com modelos ou cores que não agradam, além de casos em que o tamanho comprado não foi o correto”, pontua.

Muitos consumidores optam por realizarem suas compras por meio da internet. Nesses casos o Procon orienta que é fundamental que as páginas de oferta do site sobre o produto adquirido seja arquivada, pois serve como comprovação de preço, forma de pagamento, prazo de entrega e cobrança de frete caso haja algum problema futuro.

O Procon lembra que os internautas também têm o direito de se arrepender da compra em um prazo de sete dias. “O cancelamento deve ser feito por escrito, o produto devolvido e qualquer valor eventualmente pago terá de ser restituído”, alerta Ana Paula.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.