Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Área do lixão de Prudente terá recomposição vegetal

Da Redação

Em 01/12/2010 às 10:04

Parte da área de 15 hectares do lixão de Presidente Prudente, localizada ao lado do Núcleo Industrial Poluente (NIP) “Antônio Crepaldi”, onde até então era depositada a céu aberto toda a quantidade de resíduos sólidos recolhida diariamente na cidade, vai voltar a ser recomposta vegetalmente.

Após recobrir com terra todo o local, conforme previa o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado ano passado entre a Prefeitura e o Ministério Público do Estado (MPE), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente optou em executar o plantio da leguminosa Mucuna em toda a extensão do terreno. Trata-se de uma planta que possui em sua raiz certas bactérias que fixam o nitrogênio do ar, transformando-o em nitratos e que, segundo o secretário Fernando Luizari, tem alta quantidade de massa folhear.

“O TAC firmado previa que a gente fizesse a cobertura do lixão com terra. Isso foi feito, porém depois de concluído esse trabalho a área ficou com uma fisionomia desagradável, de degradação, com um vermelhão em meio a áreas vegetadas. Então, para minimizar o impacto visual causado por esta cobertura, optamos pela iniciativa de plantar a leguminosa”, explica Luizari.

De acordo com o secretário, a Pasta já providencia a aquisição das sementes e o plantio, inicialmente, está previsto para ocorrer nessa sexta-feira (3). “Basta um dia de trabalho para a realização do plantio”, diz ele, salientando que os trabalhos serão executados por equipes do Horto Florestal.

O secretário ressalta ainda que depois de plantadas as sementes, a recomposição vegetal deverá ocorrer em um período de 40 dias. “Dos 15 hectares, só não vai ser plantada a leguminosa onde é depositado o lixo urbano atualmente”, ressalva.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.