Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vereador sugere Ecoponto de Lixo Eletrônico em PP

Maycon Morano

Em 02/12/2010 às 09:08

O vereador Cidão Mendonça (DEM) solicitou à Prefeitura de Presidente Prudente, através de pedido de providências, a criação de um Ecoponto de Coleta de Lixo Eletrônico. O secretário de Tecnologia do município, Rogério Alessi, adianta que a proposta deve, primeiro, ser analisada juridicamente.

De acordo com o parlamentar, a ideia é ter um lugar fixo para recolher esse tipo de material e o local poderia ser criado em um ponto descentralizado. “Poderia ser no Parque do Povo, nos mesmos moldes do quiosque de Wi-fi que já existe lá”, explica Mendonça.

Ele ainda acrescenta que a coleta poderia, para não trazer ônus ao Executivo, ser implantado em alguma das secretarias municipais. “Pode se criar dentro da própria Semepp [Secretaria Municipal de Esportes], que é no Parque do Povo. As pessoas deixariam lá e depois a Prudenco recolheria para dar o fim correto”, pontua.

Apesar de “ver com bons olhos” a iniciativa, o secretário de Tecnologia de Prudente lembra que já existe uma lei estabelecendo que as empresas que produzem o lixo eletrônico também devem recolhê-lo e dar o fim correto. “A Prefeitura estaria assumindo um encargo que é de responsabilidade da iniciativa privada, segundo a própria legislação. Primeiro teremos que encaminhar para o Jurídico avaliar a criação do Ecoponto”, diz Alessi.

Entretanto, ele mostra uma solução. “Poderia ser realizado, no mínimo, uma parceria com as empresas para realizar esta ação [criação do ponto de recolhimento de lixo eletrônico]”, sugere.

Projeto

O secretário de Tecnologia acrescenta que um projeto paralelo ao assunto já foi criado e encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do governo federal. “Não exatamente o recolhimento, mas queremos implantar em Prudente um Centro de Recondicionamento de Computadores [CRC], que resolveria, ao menos, os problemas com os PC’s jogados fora”, adianta Alessi.

Este local recolheria os aparelhos que a população não deseja para reforma, conforme explicação do secretário. “Faríamos uma parceria com as escolas que oferecem cursos de manutenção de computadores em Prudente. Os próprios alunos fariam a reforma, como trocar alguma peça, uma memória, e deixaríamos em ótimo estado”, esclarece.

A destinação destes computadores seria a população carente, segundo Alessi. “Um computador que não seria útil para alguém poderia ser o primeiro de alguma pessoa sem condições financeiras”, diz.

Soluções temporárias

Sem um ponto fixo de coleta, para recolher produtos tecnológicos o município já realizou três Mutirões do Lixo Eletrônico. O primeiro recolheu 30 toneladas, o segundo 35, e o último, que esperava captar 30 toneladas do material, recebeu cerca de 50 toneladas da população de Prudente e região. Pirapozinho e Presidente Venceslau também passaram a realizar estes eventos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.