Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Trabalhadores de Pirapozinho passam por teste de audiometria

Da Redação

Em 02/12/2010 às 09:25

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirapozinho recebeu, nessa terça-feira (30), a cabine para testes audiométricos do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Presidente Prudente, que realiza até essa sexta-feira (3) a I Semana Regional de Prevenção à Perda Auditiva por Ruído. Por meio de cartazes e faixas, empresas e funcionários foram convidados a participar.

O objetivo da campanha, conforme a fonoaudióloga da instituição, Meire Judai, é levantar dados estatísticos sobre a doença, a segunda mais frequente relacionada à saúde do trabalhador. “Também orientamos quanto à prevenção e quais os cuidados que estes profissionais devem cobrar das empresas onde trabalham”, acrescenta.

Ela completa dizendo que cabe às empresas desenvolverem um Programa de Conservação Auditiva (PCA) e verificar a intensidade dos ruídos no local. “Se no ambiente o ruído estiver acima de 80 decibéis, os funcionários devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como fones de ouvido”, diz.

O exame audiométrico, ainda segundo Meire, deve ser realizado no exame admissional do funcionário, que deve refazê-lo anualmente. “Na demissão, caso seja detectada perda auditiva e comprovar-se dano por trabalho, a empresa poderá ser responsabilizada. O uso de EPI’s representa gastos a menos com suporte médico”, afirma.

Quem trabalha em locais barulhentos devem observar os seguintes sintomas: dor de cabeça, zumbido, irritabilidade e problemas para dormir. “É preciso estar atento, pois a perda é progressiva e, como a pessoa se expõe diariamente, acaba não percebendo o problema”, alerta a fonoaudióloga da prefeitura, Simone Martinez Martins. (Com informações da assessoria de imprensa)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.