Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Advogados paulistas consideram a Justiça lenta, cara e pouco eficiente

Agência Brasil

Em 03/12/2010 às 08:43

Levantamento realizado com 706 advogados paulistas indicou que eles consideram a Justiça pouco eficiente, lenta e cara. A pesquisa foi feita pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), órgão de apoio da Universidade de São Paulo (USP). Foram ouvidos advogados de 88 municípios do Estado de São Paulo durante o mês de outubro.

Para 70,1 % dos profissionais entrevistados, o Poder Judiciário é pouco eficiente. Outros 17,8% foram ainda mais críticos e consideraram a Justiça nada eficiente.

Em relação aos custos para acessa-lá, 60,3% dos advogados afirmaram que é cara e 28% muito cara. Na mesma linha, 58,4% advogados acreditam que a Justiça é desigual no tratamento aos cidadãos, levando em consideração condições econômicas e contatos políticos. Para 22,1% o tratamento não é nada igual.

A velocidade foi o quesito em que o Poder Judiciário teve pior avaliação. Praticamente todos os entrevistados (99%) consideraram o Judiciário lento ou muito lento.

Quanto à acessibilidade, os advogados parecem ter uma percepção um pouco melhor da Justiça: 49% acreditam que ela é difícil de ser acessada e 12,9% muito difícil.

A honestidade foi o único item em que a avaliação foi positiva. Para 49,3% dos entrevistados, a Justiça é honesta. Para outros 1,3%, ela é muito honesta.

Apesar das percepções negativas, 48% dos advogados acreditam que o Poder Judiciário deverá melhorar nos próximos cinco anos. Outros 2,4% acham que ela melhorará muito. Para 13%, a situação vai piorar bastante.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.