Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Do céu ao inferno: o primeiro ano do Grêmio Prudente

Maycon Morano

Em 03/12/2010 às 12:25

Com a derrota para o Internacional nessa quinta-feira (2), o Grêmio Prudente encerrou seu primeiro ano na nova casa, que foi marcado por dois extremos: do céu ao inferno, o clube teve o melhor resultado da sua história no Campeonato Paulista e sua pior marca no Brasileirão.

No campeonato estadual, o time, comandado pelo treinador Toninho Cecílio na época, conquistou a terceira colocação, deixando os grandes São Paulo, Corinthians e Palmeiras para trás. Já no nacional, na última colocação, a equipe sofreu o primeiro rebaixamento em sua curta história. Desde sua fundação, foram sete acessos - cinco no futebol paulista e dois nos Campeonatos Brasileiros das Séries C e B - sendo seis deles consecutivos.

(Fotos: Arquivo)
Em entrevista exclusiva ao Portal, o presidente do Conselho Deliberativo e sócio-majoritário do clube, Walter Sanches, aponta os motivos de glórias e derrotas em um curto espaço de tempo, e assume a culpa. “Rebaixamos por incompetência da diretoria, da comissão técnica, dos jogadores, enfim, de todos dentro do clube”, afirma. “Além disso, todos os times pequenos, sem exceção, se não tiverem parceiros, estão fadados a conviver com as series B, C ou D do Brasileiro”, alerta.

Sobre a grande conquista no estadual, ele aponta como motivo principal do sucesso o dinheiro conseguido com a venda de jogadores no final de 2009. “Conseguimos fazer um bom caixa e investir no elenco no início deste ano, mas depois do Paulista tivemos que vender jogadores importantes para pagar salários; assim não há clube que consiga se manter”, pontua.

O mandatário ainda expõe sobre a vida noturna de Presidente Prudente, fala dos planos para 2011, os erros a serem corrigidos, das parcerias necessárias, a permanência ou não do técnico Fábio Giuntini no comando do time e também do elenco para o próximo ano.

Comando

Sanchez informa que nessa quinta-feira (2) se reuniu com o treinador Fábio Giuntini, juntamente com o presidente do clube, Marcos Antonio Monteiro de Almeida, e o diretor de futebol Rodrigo Pastana, para tratar da permanência do comandante da equipe.

“Ficou decidido favoravelmente que ele fique. Por enquanto ele é o treinador. Se ele continuar nesse cargo, iremos atrás de outro gerente de futebol. Caso o Fábio se torne gerente, iremos atrás de um técnico”, pontua.

Parceiros

Em relação ao rebaixamento, Sanchez fala sobre a solução. “Se tivermos parceiros financeiros, está resolvido o problema. Queremos que os empresários invistam, comprem passes dos jogadores. Não precisa dinheiro de graça. O empresário pode ter o seu retorno, futuramente, com a venda dos jogadores”, diz, se referindo à cesta de atletas anunciada pelo clube recentemente.

Elenco

O sócio-majoritário do Grêmio Prudente também adianta sobre possíveis negociações dos atletas dos quais o clube detém os direitos. “A intenção é vender nosso percentual do [zagueiro] Paulão, que está no Grêmio [de Porto Alegre], para pagarmos os salários de dezembro. Mas já temos, também, boas propostas pelo Rhayner, Willian José e João Vítor”, revela.


Willian José, Rhayner e João Vitor já têm propostas para mudar de clube

Ele informa que o elenco se reapresenta no dia 3 de janeiro. “Na próxima semana estaremos fechando mais nove jogadores para a próxima temporada. Eles irão realizar exames médicos ainda na próxima semana. Teremos 20 atletas e mais seis ou sete jogadores da base para 2011”, adianta Sanches.

Vida noturna em Prudente

Um dos problemas para os atletas que Sanchez diz encontrar em Presidente Prudente é a vida noturna da cidade. “É muito, muito, mas muito complicada mesmo. A vida para jogador solteiro aqui é uma loucura. Tem cinco mulher para cada homem na noite de Prudente”, diz.

Entretanto, ele assume que tem informações dos jogadores chamados “baladeiros”. “Mas eu iria fazer o que? A gente não tinha estrutura nenhuma. Sem campo para treinar, sem local de fisioterapia ou para recuperação, tivemos sete cirurgias de joelho este ano. Isso é um absurdo. Ou seja, eu sabia que o cara estava na noite, mas eu tinha ele e mais um no elenco, não tinha como sacá-lo”, explica.

Sobre uma possível punição para estes jogadores, o mandatário fala que o grupo reduzido proporciona estes tipos de problemas. “Semana passada tivemos um problema destes na sexta-feira [26], perto de viajarmos para o Rio de Janeiro para o jogo contra o Botafogo, mas eu não tinha o que fazer. Não havia substitutos, então preferimos deixar para conversar depois a causar um problema que não teríamos solução no momento”, pontua.

Finalizando o assunto e para corroborar sua tese sobre a vida noturna de Prudente, ele se lembra do caso Ronaldo em uma boate para entretenimento adulto da cidade. “Todos sabemos que aquele episódio foi o que causou a demissão do Antônio Carlos do Corinthians. A vida noturna aqui tem muitos atrativos”, lembra Sanches.

Paulistão

No Campeonato Paulista deste ano, o Grêmio Prudente, em 19 jogos, obteve 37 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Nas semifinais, enfrentou o Santo André e foi eliminado da competição pelo time do ABC pelo saldo de melhor campanha. Em dois jogos, foi uma vitória por 2 a 1 para cada lado, ambas fora de casa para as duas equipes.

Sul-Americana

Em sua primeira disputa de uma competição internacional, a Copa Sul-Americana, o time de Presidente Prudente jogou apenas duas partidas, em ida e volta, contra o Atlético-MG. No Prudentão, a partida terminou em 0 a 0. Já no segundo jogo, no Estádio Ipatingão, a equipe sofreu um gol no último minuto e foi derrotada por 1 a 0.

Brasileirão

No Campeonato Brasileiro de 2010 o clube, em 38 jogos, somou 28 pontos, em apenas sete vitórias, dez empates e 21 derrotas. Marcou 39 gols e sofreu 64, um saldo negativo de 25. Ou seja, mesmo com o dobro de número de jogos no nacional em relação ao Paulista, o time somou ainda menos pontos no Brasileirão.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.