Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara escolhe novo presidente; saiba como funciona

Da Redação

Em 03/12/2010 às 17:48

A Câmara Municipal de Presidente Prudente escolhe a partir das 18h os novos componentes da sua Mesa Diretoria, composta de um presidente e um vice, além de 1º e 2º secretários. O Regimento Interno da Casa determina como será realizada a votação. O mandato será referente ao biênio 2011/2012. Eles serão empossados no dia 1º de janeiro do ano que vem e a sessão de votação desta sexta-feira (3) é pública.

A eleição da Mesa será feita por maioria simples dos votos dos presentes, que deve equivaler a pelo menos a maioria absoluta dos membros da Câmara, ou seja, devem estar presentes pelo menos sete dos 13 vereadores.

Será providenciado o sorteio do nome de cada parlamentar para que faça seu voto nominal aos candidatos à presidência, vice-presidência, primeira e segunda secretarias. Eles votam separadamente em cada cargo, que deverá receber a totalização dos votos dos parlamentares presentes para se iniciar a votação do outro.

Em toda eleição da Mesa, os candidatos a um mesmo cargo que obtiverem igual número de votos concorrerão a um segundo turno. Persistindo o empate, o funcionário mais graduado da secretaria da Câmara que estiver presente providenciará para que, em cédulas diferentes, sejam datilografados os nomes dos candidatos para sorteio.

Cada cédula será fechada num envelope opaco e levado à Mesa. Dentre os presentes, o vereador mais votado que não disputar uma função sorteará um dos envelopes. O nome do escolhido será o eleito.

O presidente em exercício, neste caso o vereador Izaque Silva (PSDB), também tem direito a voto. Ele fará a leitura dos votos, determinando a sua contagem e proclamará os eleitos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.