Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projovem forma 320 alunos no ciclo fundamental e profissionalizante

Da Redação

Em 04/12/2010 às 09:54

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) certificou na noite dessa sexta-feira 320 alunos com o diploma de conclusão do ensino fundamental. A formatura, que reuniu estudantes de Presidente Prudente, Regente Feijó, Álvares Machado, Iepê, Presidente Bernardes e Santo Anastácio, lotou as dependências do teatro do Centro Cultural Matarazzo.

A secretária municipal de Assistência Social de Prudente, Regina Helena Penati Cardoso, usou a palavra no evento e frisou a importância da educação para os jovens. “O quanto é importante à formação dessas pessoas para o município que queremos lá no futuro. Acreditamos seriamente que só vamos transformar Prudente nesse sentido se houver oportunidades para todos. O Projovem tem possibilitado isso”, discursou.

Além da secretária, compuseram a mesa de honra a coordenadora executiva do Projovem Urbano, professora Maria Antonia Braz, a coordenadora pedagógica do programa, Roseli Soares Furlan, a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini e demais autoridades municipais e militares.

A coordenadora executiva do Projovem explica que os 320 formandos integram a primeira entrada do programa. “Trata-se da turma que entrou no dia 6 de abril de 2009 e que conclui os estudos agora. Para todos eles foram 18 meses exaustivos conciliando trabalho e estudo, além doa cursos profissionalizantes nas áreas administrativa, de vestuário, metalmecânica e construção e reparos. Então é gratificante vê-los se formando”, disse.

“Mais gratificante ainda é saber que pelo menos 50% deles já pediram na secretaria a declaração para seguir no ensino médio. Ou seja, sabem da necessidade de levar a educação adiante. E eu, sinceramente, acredito que alguns, inclusive, devem conquistar a formação superior”, completou Maria Antonia.

Hoje empresária e comerciante, a moradora de Iepê Josilene Souza Pereira, 30 anos, explica que sua vida teve uma mudança significativa depois que voltou a frequentar a sala de aula por meio do programa. “Passei a fazer o curso de administração do Projovem e a partir daí consegui me desenvolver profissionalmente. Aprendi coisas que eu jamais imaginava. Foi o pontapé inicial para que eu abrisse meu próprio negócio. Uma loja de roupas e confecções aberta que opera deste junho deste ano na minha casa e que graças a Deus tem dado certo. Espero que continue dando certo por muitos e muitos anos”, relata.

Morador do Brasil Novo, em Prudente, o formando Luis Gustavo da Silva Janegtz, 25 anos, lembra que abandonou os estudos em 2002, ainda na 7ª série do ensino fundamental. E que anos depois, ao tomar conhecimento do funcionamento do programa no município, decidiu voltar para escola.

“Me matriculei porque eu sabia das dificuldades de entrar no mercado de trabalho sem estudo, afinal estava vivenciado isso. A partir daí tudo mudou. Consegui um emprego numa concessionária de veículos. Comecei como motoboy, hoje já fui promovido ao apontamento e já é certo que vou para o setor de garantia de peças. Tenho certeza que foi o Projovem que me ajudou. No próximo ano devo fazer o supletivo para a conclusão do ensino médio, porque meu sonho agora é fazer um uma faculdade de Gestão de Negócios ou Administração”, relatou.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.