Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alba cita Dilma e integrantes falam em continuidade

Thiago Ferri

Em 04/12/2010 às 11:40

A vez das mulheres. Assim a vereadora Alba Lucena (PTB) definiu sua eleição como presidente da Câmara de Presidente Prudente para os próximos dois anos. Além dela, vão integrar a nova Mesa Diretora seu correligionário Alcides Seribeli (vice-presidente), Izaque Silva (PSDB, 1º secretário) e Cidão Mendonça (DEM, 2º secretário). Todos eles falam em dar continuidade ao trabalho dos dois primeiros anos e manter a harmonia com o Executivo. 

 Bernardete e Kátia comemoram muito a vitória de Alba (Fotos: Thiago Ferri)

Alba Lucena

Candidata única e apesar de já saber que seria ela a eleita, em função das articulações de bastidores, Alba não conteve o choro após o anúncio do atual presidente Izaque Silva e fez um discurso em prol das mulheres.

“Estou no meu quinto mandato e, na minha história política, procurei pautá-la da forma mais digna possível em busca do que realmente a população precisa. Eu represento uma casa de mulheres e tenho que ter também a visão da luta da mulher buscando seu espaço”, disse.

Ela discorreu sobre a importância de ser a primeira mulher presidente na história de 87 anos da Câmara prudentina. “É um passo realmente importantíssimo para que outras mulheres venham buscar também esse espaço. Em tantos anos da minha luta de tentar trazer mais mulheres, hoje nós temos apenas três na Câmara Municipal”, disse, referindo-se a Bernardete Querubim (sem partido) e Kátia Guímaro (PSDB), que celebraram muito sua vitória.

Falando sobre Dilma, eleita a primeira mulher presidente do Brasil, e ela, na esfera municipal, Alba destacou o avanço feminino na política. “Nós esperamos que represente realmente um novo caminho, que a mulher encontro esse espaço, mas é um engano quando pensam que está acontecendo isso com uma grande diferença, tivemos um aumento de apenas 1% em relação à representatividade. Então, temos sim que buscar esse espaço, mas não numa luta sexista, muito pelo contrario, numa luta de homens e mulheres em busca do bem comum”, afirmou.

A presidente eleita ainda prometeu ser referência. “Serão muitos desafios. Nós sabemos que é um momento de novas perspectivas e nós estaremos aqui para dar nossa contribuição. Vocês vão encontrar a Alba Lucena para fazer um marco, um marco na participação plena da democracia na Câmara”.

Logo após ser anunciada eleita, Alba recebeu um telefona do prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã, do PTB), ainda no plenário. Questionada sobre o que falaram, ela respondeu: ”Ele me parabenizou e eu prometi que a Câmara Municipal será parceira em tudo aquilo que for para o bem comum, tudo que for bom para Presidente Prudente o Executivo pode contar com nosso apoio”.

Alba falou ainda sobre a necessidade de se construir a nova Câmara e que vai dar continuidade aos trabalhos de parceria da Mesa Diretora, da qual é a atual primeira secretária.

Alcides Seribeli

Durante o processo de formação de chapa, Seribeli chegou a anunciar sua candidatura à presidência contra a colega de partido, depois negociou a vaga de segundo secretário e acabou aceitando a vice-presidência oferecida nas tratativas. Ele disputou a função com Kato e venceu por sete votos a seis. Apesar de toda a negociação na qual esteve envolvido nos bastidores, ele disse não ter encontrado dificuldades.

“Eu não tive nenhuma dificuldade em concorrer com a Alba, o que aconteceu foi que disputar com uma pessoa do mesmo partido se torna inviável. Eu sou do PTB, a Alba é do PTB o nosso governo é do PTB, então eu me manifestei realmente que era candidato, mas quando senti que tem de existir a fidelidade partidária, eu sou muito fiel, achei que deveria retirar minha candidatura. Aí veio o convite para ser o vice e eu aceitei, para ajudar a Alba, o partido, o prefeito e a Câmara como um todo”, afirmou.

“A segunda secretaria estava comprometida. Volto a falar na fidelidade, os partidos e vereadores haviam se comprometido a votar no Cidão Mendonça, ficaria difícil voltar atrás, então não fiz trabalho para isso e preferi abrir mão", completou.

Izaque Silva

Em seu quinto mandato, o atual presidente da Câmara assumirá a partir de 1º de janeiro a primeira secretaria da Mesa. “Eu fico muito agradecido e até mesmo envaidecido, digamos assim, por ter meu trabalho reconhecido e ratificado pelos vereadores da Casa, que me escolheram novamente para integrar a Mesa. Agora é dar continuidade, ajudando a população prudentina, buscando melhorias, obras e dando suporte à presidência da Câmara”, revelou.

Ele também destaca a construção da nova Câmara. “Tenho a impressão que será o maior desafio. Temos vários problemas na cidade que devemos participar, opinar e agir, mas hoje temos uma situação que, embora não seja prioridade, é uma necessidade, que é a construção da nova Câmara. Além da emenda que aumenta de 13 para 21 vereadores na próxima legislatura, o que esse prédio não comporta, temos enfrentado muitos problemas para conseguir atender a população aqui.”

Cidão Mendonça

Na primeira legislatura, Cidão será o segundo secretário da Mesa Diretora e seu discurso segue o de todos os outros, em prol da boa relação entre Prefeitura e Câmara. “Não existe um objetivo meu, existe um da Câmara como um todo, que é o de obter harmonia. Essa foi uma escolha dos vereadores, que é uma escolha do povo. Estando em harmonia, o Executivo e o Legislativo, estaremos lutando para o desenvolvimento da cidade”, destaca.

Sobre os bastidores, disse que não se sentiu ameaçado com a vontade de Seribeli em obter a segunda secretaria. “Na realidade não teve nem muita negociação. Já tínhamos definido quem iria compor a mesa, só tinha ficado em aberto a vice-presidência, aí alguns opinaram pelo Alcides e outros pelo Douglas.”

Nico Rena

Atual segundo secretário, Rena não vai integrar a Mesa Diretora em 2011/212, mas em seu terceiro mandato na Câmara é o líder do prefeito na Casa e fala sobre a articulação para compor uma Mesa governista. “Essa eleição foi fácil demais, as outras foram piores. A maior dificuldade foi costurar essa questão do Seribeli. Todos os vereadores têm competência para integrar a mesa, mas essa é composta basicamente pelos mais experientes, isso é importante”, disse.

“Eu não tenho mais interesse, não. Minha vez já passou, deixa para os outros agora”, completou, justificando não ter pleiteado uma função.

Veja como foi a eleição

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.