Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com três meses de atraso, PP inicia distribuição de fitoterápicos

Da Redação

Em 07/12/2010 às 10:31

Três meses após o previsto, as unidades municipais de saúde de Presidente Prudente iniciam a distribuição dos três medicamentos fitoterápicos de um total de oito à base de plantas medicinais recomendados pelo governo federal ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Eles foram
anunciados para agosto durante o Seminário Municipal de Fitoterapia realizado no Centro Cultural Matarazzo, em maio. No mês seguinte, a diretora do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Gomes Vitório Santos, confirmou a informação. Entretanto, após não chegarem no mês previsto, ela informou que chegariam em outubro.

A população pode encontrar nos estoques das farmácias das 24 unidades municipais, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto-Atendimentos (PAs) e Estratégia Saúde da Família (ESFs), isoflavona-da-soja comprimido 150 mg (para tratamento e alívio de sintomas do climatério – menopausa); o guaco xarope (para tosses e gripes); e o unha-de-gato comprimido 100 mg, antiinflamatório usado nos casos de artrite reumatoide, artrose e como imunoestimulante, de acordo com Adriana.

O isoflavona, segundo ela, foi o primeiro fitoterápico a chegar, na segunda quinzena de novembro. Foram repassados 15.500 comprimidos do medicamento, sendo que a previsão é de que a quantidade seja suficiente para durar nas farmácias até quatro meses. Esta mesma periodicidade de duração também é prevista para o guaco xarope, cujo repasse do Ministério da Saúde foi de 2 mil frascos, e para o unha-de-gato, cuja quantidade já distribuída para as unidades foi de 20 mil comprimidos. 

Todos, acrescenta Adriana, já são receitados pelos médicos aos pacientes.

Estes medicamentos foram adquiridos junto com outros cerca de 200 itens que abastecem as farmácias da rede municipal de saúde. O novo lote adquirido recentemente também inclui os 61 itens que até então eram repassados ao município pelo governo do Estado por meio do Dose Certa, mas a Prefeitura
rompeu com o programa.

Fitoterápicos no Pontal

Além de Presidente Prudente, a inclusão de remédios naturais nos municípios do Pontal do Paranapanema foi
discutida em Teodoro Sampaio no início de março deste ano na reunião “Práticas Integrativas e Complementares no SUS: Plantas Medicinais e Fitoterapia na Estratégia Saúde da Família”. Foram debatidos a inclusão de produtos e serviços relacionados à medicina tradicional chinesa, acupuntura, homeopatia e plantas medicinais.

Estiveram presentes no encontro lideranças da região, representantes das prefeituras de Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Rosana e Euclides da Cunha.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.