Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Coxa e sobrecoxa entram nas normas sobre teor de água no frango

Agência Brasil

Em 07/12/2010 às 11:22

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura ampliou o número de cortes de frango a serem submetidos às normas que medem o teor de água contida em partes congeladas e resfriadas. Elas passam a valer agora para coxa, sobrecoxa e perna inteira do frango. A instrução normativa foi publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União.

Até então, as normas abrangiam apenas peito com osso e desossado, e peito com pele e sem pele. Até o final de dezembro, as normas deverão incidir também sobre a carcaça inteira. A informação é do diretor de produção da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Ariel Antônio Mendes.

Segundo Ariel, o setor aprova a metodologia por permitir uma medição mais precisa do teor de umidade e de proteína, ao impor limites. Eles foram estipulados a partir de análises em amostras coletadas em todo o País, com diferentes pesos, idades e linhagens.

O método já é adotado pela União Europeia, apenas com valores diferentes, porque o peso do frango varia de acordo com a alimentação e peso. Na opinião de Ariel, ele deve aprimorar o controle feito pelo Ministério da Agricultura e pelas próprias empresas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.