Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vereador denuncia forma de contratação do Poupatempo de PP

Thiago Ferri

Em 08/12/2010 às 11:33

Poucas horas depois da inauguração oficial do Poupatempo de Presidente Prudente nessa terça-feira (7), o vereador Clóvis de Lima (PR) protocolou uma denúncia na Procuradoria Regional do Trabalho questionando a forma de contratação dos funcionários da unidade de serviços, que é mantida pelo governo do Estado. 

De acordo com Lima, quem recebeu sua denúncia foi a procuradora Renata Aparecida Crema Botasso. “Ela me disse que iria apurar. Vamos aguardar”, diz. A reportagem tentou contato com Renata no final da tarde dessa terça-feira, mas ela já havia deixado a sede da Procuradoria. Em função do feriado, o expediente só é retomado na quinta-feira (9).

Clóvis de Lima explica porque fez a denúncia. “Eu acho que esse tipo de contratação deve ser feita mediante concurso público, mas se não for obrigatório, pelo menos deveria ser feita uma seleção com algum critério pré-estabelecido. Eles chegaram anunciando na cidade que a unidade geraria uma porção de vagas de empregos e que os interessados deveriam deixar currículo no Balcão de Empregos da Sedepp para futura entrevista. Mais de 3 mil pessoas deixaram o currículo lá e nenhuma foi chamada. Estão todos reclamando. Então de onde saíram os contratados? É isso que estou questionando e quero saber”, afirma.

O vereador chega a dizer que, se for necessário para a apuração dos fatos, o Poupatempo deveria paralisar os serviços. Entretanto, ele garante não ser contrário à instalação da unidade.

“Não sou contra o Poupatempo, pelo contrário, é um programa ótimo para a população não só de Prudente, mas da região. Sou contra é o jeito que foi feita a contratação, acho que tem cunho político nisso. Só falaram para deixar currículo na Sedepp e depois não falaram mais nada, não deram satisfação para ninguém. É um absurdo isso”. 

Conforme dados divulgados pelo governo, são 88 funcionários trabalhando na unidade do Poupatempo em Presidente Prudente, sendo que pelo menos 20 deles são servidores de carreira do Estado, que têm acesso a informações para a prestação dos serviços. O restante foi contratado.

A coordenadora de Comércio e Serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), responsável pelo Balcão de Empregos, Edileusa Alves Palim, confirma que foram mais de 3 mil currículos recebidos, mas que a seleção foi feita por uma empresa terceirizada pelo governo do Estado. 

“Eles apenas nos passaram o perfil do profissional que queriam, com segundo grau, conhecimento em informática, enfim. Nós separamos os currículos que preenchiam esses requisitos e encaminhamos para eles. Funcionamos como um posto de coleta apenas, mas quem selecionou, treinou e contratou foi essa empresa terceirizada pelo governo”, explica.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.