Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

PP deve desapropriar áreas para criar novas rotas de trânsito

Maycon Morano

Em 11/12/2010 às 13:12

Com o objetivo de criar novas rotas para desafogar o trânsito de Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), juntamente com as pastas de Planejamento e Obras, analisam a desapropriação de áreas particulares no município.

O secretário da Semav, Luiz Abel Gomes Brondi, prefere não revelar os possíveis bairros ou regiões que seriam desapropriadas no município, pois ainda não está totalmente definido. "Pode aparecer uma nova prioridade para nossa Pasta", esclarece.

De acordo com ele, estes processos de negociações com os proprietários dos locais já foram iniciados. “Estamos avaliando. Existem algumas áreas que irão absorver problemas de uma região maior. Vamos criar rotas alternativas para que os congestionamentos sejam menores”, adianta.

O secretário já adiantou ao Portal que em janeiro será anunciado um Plano Diretor do Sistema Viário que inclui, dentre outras soluções, essa desapropriação de alguns lugares de Prudente.

“Se tem que pensar em obras, tem que pensar, também, em investimentos de modificação de estrutura viária”, pontua Brondi. “É inevitável que qualquer novo empreendimento, qualquer lugar que tenha novas edificações, tenha, também, desapropriações para abertura de novas ruas e avenidas”, acrescenta.

Sobre as desapropriações, o secretário explica que elas demoram para serem realizadas. “Implicam em desapropriações de áreas que são super valorizadas em Prudente. E para realizá-las, a administração pública precisa de verbas. Para isso, estamos buscando recursos federais e estaduais desde o ano passado através de projetos. Foram mais de 20 nestes dois anos [2009/2010]”, fala.

Ele frisa que a questão de verba é prioritária. “Discute-se a questão de valores, mas quando é iniciada essa negociação, é feita uma avaliação comercial do ponto. Porém, depois que passar a via você terá um novo valor do local, ele será valorizado. Tudo isso é jogado na mesa ao dono antes de executarmos os procedimentos legais”, avalia Brondi.

A definição de uma nova via é realizada após estudos do possível desenvolvimento daquela região, de sua viabilidade e necessidade, conforme explica o secretário.

“Verificamos onde já existe uma situação de congestionamento, que ocorre normalmente por falta de opção de trajeto. Analisamos um caminho mais curto que diminuiria o fluxo num determinado ponto, mas este é de propriedade particular. Dessa forma é que se iniciam os estudos para a desapropriação destas áreas”, analisa.

Segundo ele, Prudente precisa de novas vias por causa do crescimento que teve nos últimos anos. “É um processo que já foi iniciado, porque verificamos esta situação. Para se ter uma ideia, Prudente tinha, em 2008, uma frota de 85 mil veículos. Hoje, 2010, são 129 mil veículos, sendo 30 mil motos. Sem contar a frota flutuante, que são veículos de outras cidades, que chega a 15 mil nos horários mais intensos”, esclarece.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.