Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

MST anuncia 'janeiro quente' no Pontal

Do Terra

Em 13/12/2010 às 10:13

Líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciaram nesse sábado (11), em encontro realizado em Araçatuba, uma nova jornada de ocupações de terras no Pontal do Paranapanema, de acordo com José Rainha Júnior.

Ele disse que além dessa região do Estado, devem ser ocupadas propriedades no Noroeste, Alta Noroeste e Alta Paulista e uma usina de açúcar e álcool.

As ocupações, segundo Rainha, terão início na segunda quinzena de janeiro, sem prazo para terminar. "Por isso, estamos dando nome de 'janeiro quente' a essas ocupações, que têm por objetivo forçar o governo paulista e a Justiça a apressar o processo de reforma agrária no Estado".

O anúncio da nova jornada foi realizado após encontro que reuniu lideranças do movimento no distrito rural de Engenheiro Taveira, em Araçatuba.

No alvo das ocupações também estão propriedades estabelecidas numa gleba de 92,6 mil hectares, no Pontal do Paranapanema, região de conflitos agrários em São Paulo. Essas terras deverão voltar às mãos do Estado por força de uma
decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"O STJ considerou essa área como sendo de terras devolutas, que devem ser destinadas para reforma agrária", disse Rainha Júnior. Segundo o MST, seria possível assentar 10 mil famílias nesta área do Pontal.

Além do MST, as ocupações terão apoio de outras entidades que lutam pela reforma agrária, como o Movimento dos Trabalhadores Sem terra (MTST), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), União dos Trabalhadores da Terra (Uniterra) e sindicatos de empregados rurais da Central Única do Trabalhador (CUT).

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.