Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Para CCZ, controle da leishmaniose é o destaque de 2010

Da Redação

Em 13/12/2010 às 17:49

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente, órgão municipal ligado à Secretaria Municipal de Saúde, fecha 2010 celebrando o controle da Leishmaniose Visceral Americana (LVA) na cidade. Das 1.189 amostras enviadas este ano ao Instituto Adolpho Lutz para detectar possível contaminação pela doença, 13 resultados deram positivo, sendo cinco autóctones (contraídos no próprio município) e oito importados.

Para o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, os números impressionam. “A prevalência é de 1% de cães contaminados, conforme os resultados. E de 0,03% de incidência se levado em consideração toda à população canina, que na cidade é estimada em 40 mil animais. Para um período de um ano, são duas médias satisfatórias. Dificilmente algum município do porte de Prudente obtém isso. Esperamos ficar nesse patamar, ou ainda abaixo disso, nos próximos anos”, diz.

Ele explica que desde o mês passado o Centro de Controle de Zoonoses deu início a um novo censo canino e felino, com o objetivo de atualizar os números sobre a existência de cães e gatos em Prudente.

“Os novos funcionários do CCZ [agentes de apoio de zoonoses], que foram contratados por meio de processo seletivo este ano, além de seus afazeres, também estão contando quantos cães e gatos temos aqui. Paralelamente, é feito o cadastro de seus proprietários. Já estão cadastrados no banco de dados do centro de zoonoses 3.500 animais que pertencem a um total de 1.904 proprietários. Até agora, uma média de 1,8 animal por proprietário”, revela, acrescentando que a intenção do órgão é atingir 100% da população canina.

Além de ações preventivas à leishmaniose, o CCZ também priorizou outras ao longo de 2010, conforme o diretor do órgão. Foram 900 atendimentos prestados à população de janeiro a novembro. Deste total, 564 escorpiões foram capturados e encaminhados pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) ao Instituto Butantã, em São Paulo, e 133 morcegos recolhidos e encaminhados para análise na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

“O objetivo era saber se estavam contaminados pela doença ou não. Dos 133 analisados, apenas o resultado de um deles deu positivo. Diante disso, foi feito bloqueio onde esse mamífero contaminado foi encontrado. Imediatamente todos os cachorros localizados naquela imediação foram vacinados”, explica.

E completa: “Tivemos ainda 35 cães que morreram no município com suspeita de uma possível raiva, sendo que exames foram feitos para contraprova e deram todos negativos. Gatos houve dois que morreram sob as mesmas suspeitas, no entanto os resultados dos exames também deram negativo”.

Quanto ao número de adoção de cães, dos 75 que adentraram ao canil do CCZ para a finalidade ou para quarentena (período de 10 dias em que o cão fica em observação), 64 foram adotados. “Os outros 11 ainda estão conosco em quarentena ou aguardando adoção”, frisa Soares.

Para o diretor do CCZ, os números alcançados resultam da eficiência do trabalho realizado pelo órgão. “A cada ano o CCZ está se expandindo visando atender melhor a população. A partir de janeiro, mais tardar fevereiro, as obras de expansão dos canis do centro também serão finalizadas. Então o balanço que fazemos das ações em 2010 é extremamente positivo”, termina.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.