Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ruralistas acionam Justiça para impedir invasões do MST

Do Estadão

Em 14/12/2010 às 09:08

Advogados da União Democrática Ruralista (UDR) entraram nessa segunda-feira (13) com ações na Justiça de interdito proibitório na tentativa de impedir a onda de invasões prometida pelo grupo do Movimento dos Sem-Terra (MST) liderado por José Rainha Júnior.

De acordo com Rainha, o ano de 2011 vai começar com o "janeiro quente", com a ocupação de terras consideradas devolutas e fazendas passíveis de serem usadas para a reforma agrária. 

No Pontal do Paranapanema, está na mira dos sem-terra uma área de 92,6 mil hectares que, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), seria de terras devolutas.

O interdito proibitório é uma ação que visa repelir alguma ameaça à propriedade. De acordo com o presidente da UDR, Luiz Antonio Nabhan Garcia, os pedidos foram baseados na "promessa de invadir" feita pelo líder dos sem-terra. 

No último sábado (11), José Rainha reuniu 1,5 mil acampados e trabalhadores rurais na localidade de Engenheiro Taveira, em Araçatuba (SP), para tratar das ocupações. De acordo com Nabhan, ontem mesmo a Justiça deu os primeiros interditos, mas as propriedades beneficiadas não foram reveladas. A UDR encaminhará ofícios aos comandos das forças de segurança na região para que a vigilância na área seja aumentada.

A entidade pedirá ainda que, em caso de invasão, os líderes e integrantes sejam identificados. "Vamos reforçar o cerco jurídico para que respondam civil e criminalmente pelos seus atos", disse o dirigente. 

Nabhan Garcia afirmou que a decisão do STJ sobre as terras do 15º Perímetro não é definitiva, pois há recursos pendentes. "Não é o José Rainha, nem o MST que vão dizer se a terra é devoluta". Caso a sentença seja mantida, o Estado ainda precisa entrar com ação reivindicatória e indenizar os proprietários. "É um processo que ainda está longe do fim e, se houver invasão, quem invadir vai responder [judicialmente]", pontuou.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.