Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Agentes de endemias são treinados para uso de novo boletim

Da Redação

Em 14/12/2010 às 13:58

Cerca de 80 agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente foram capacitados na manhã desta terça-feira (14), no auditório da Pasta, sobre a mudança prevista para ocorrer no procedimento de vistoria de recipientes usados no controle de vetores da dengue, durante a visita em imóveis do município.

É que a partir de janeiro de 2011, segundo a educadora de Saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, o boletim de atividade destes profissionais passará de 13 tipos de classificações de recipientes para 40 tipos.

Para ela, a mudança vai tornar o trabalho do agente mais difícil, mas a nova metodologia empregada possibilitará informações mais detalhadas e, consequentemente, resultados mais eficientes para os trabalhos de bloqueio, de levantamento para o Índice Breteau (IB), entre outros planos de ações desenvolvidos no combate do mosquito Aedes aegypti.

“A medida foi necessária também porque o mosquito fêmea do Aedes está ficando mais resistente, já que além dos recipientes comuns que acumulam água, como pneus, vasos de plantas, vidros e caixas d’água, está buscando também outros locais para se proliferar, como fossas onde não existe água limpa parada, e até mesmo a bandeja externa de geladeiras”, revela.

“Então, apesar das dificuldades, digamos que a mudança vai facilitar nosso trabalho porque teremos mais dados para trabalhar ações de combate a doença”, considera.

Antes, o boletim trazia as seguintes classificações de recipientes: prato para planta, vaso de planta, recipiente natural, pneus, caixa d’água ligada à rede, depósito não ligado à rede, bebedouro, ralo pluvial, ralo comum, calha, outros fixos, material inservível e outros.

Agora, a nova metodologia de trabalho traz detalhados os 40 tipos de recipientes divididos em sete classificações: depósito elevado; depósito não elevado; móveis; fixos; pneus; passíveis remoção/alteração; e naturais.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.