Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

CT do Everest receberá o nome de Flávio Araújo

Da Redação

Em 14/12/2010 às 16:59

O vereador Nico Rena (PDT), líder do governo na Câmara Municipal, protocolou na manhã desta terça-feira (14) a inclusão do seguinte item lei na lei das denominações: a área esportiva do Jardim Everest passará a denominar-se Centro de Formação de Atletas “Flávio Araújo”, em homenagem ao jornalista prudentino que é referência em comunicação esportiva. A votação será durante a sessão extraordinária desta quarta-feira (15), às 16h.

A praça esportiva, que foi completamente remodelada e ampliada para servir como Centro de Treinamento (CT) para o Grêmio Prudente, será inaugurada na antevéspera do Natal, dia 23, em solenidade programada para as 18h.

O prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) e o vice-prefeito Marcos Vinha estiveram lá nessa terça-feira com Flávio Araújo, para comunicá-lo sobre a decisão. Ele e a esposa Yvette Pinheiro estão na cidade para prestigiar um trabalho de conclusão de curso (TCC) de alunos de jornalismo que conta a trajetória do profissional.

Flávio Araújo pôde ver o novo campo do Everest, a quadra coberta e os 800 metros quadrados de área construída que abrigam vestiários, fisioterapia, fisiologia, hidroterapia com aquecimento solar, refeitório, sala para técnicos e professores e o setor administrativo destinado à Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp).

Perfil

Entre os narradores esportivos que se projetaram nacionalmente, que iniciaram carreira ou passaram por Presidente Prudente no início de suas atividades profissionais, o nome mais expressivo é do prudentino Flávio Araújo.

Iniciou-se em 1950 na Rádio PRI-5, A Voz do Sertão, hoje Rádio Difusora. Fazia a redação do programa Cartaz Esportivo. Em pouco tempo começou a narrar futebol, acompanhando a Prudentina e Corintinha. Também trabalhou na Rádio Prudente AM, sendo pioneiro na transmissão de jogos de São Paulo e do Rio de Janeiro para o rádio de Prudente.

Em 1957 transmitiu para a Rádio Bandeirantes de São Paulo o jogo do Corintinha nas finais do Campeonato Paulista da 2ª Divisão. No ano seguinte foi para São Paulo, a convite de Edson Leite. O primeiro jogo que narrou na Capital para a Bandeirantes foi Juventus e Comercial. Chegou a trabalhar simultaneamente na Bandeirantes e Rádio Piratininga.

A primeira Copa do Mundo em que esteve presente foi a do Chile, em 1962, como organizador da caravana de torcedores levada pela Bandeirantes. Narrou seis Copas: 1966, 1970, 1974, 1978 e 1982. Transmitiu jogos do Campeonato Brasileiro de 1971 a 1986. Cobriu a Copa Libertadores da América de 1960 a 1986.

Acompanhou as carreiras de Pelé, Éder Jofre e Emerson Fittipalti, entre outros grandes nomes. Transmitiu a maioria dos combates do pugilista, narrou o milésimo gol do Rei e fez escola na narração de automobilismo. No filme Pelé Eterno, produzido em 2004, foi o escolhido do diretor Aníbal Massaini Neto para gravar em estúdio a narração do milésimo gol.

Flávio Araújo integrou a famosa Cadeia Verde e o Scratch do Rádio, respectivamente a equipe de transmissões esportivas onde tinha como companheiro Fiori Gigliotti e o time de futebol que fazia jogos pelo interior paulista.

Onde esteve, Flávio sempre falou de Presidente Prudente. Entre outros feitos, instalou nos anos 1950 a primeira rádio de Dourados. Depois de deixar a Bandeirantes em 1982, trabalhou na Rádio Gazeta de São Paulo e esteve em Prudente para instalar a Rádio Diário, hoje Globo de Prudente. Entre 1992 e 2002 foi comentarista da Rádio Central de Campinas. Em 2001 escreveu o livro “O Rádio, o Futebol e a Vida”, publicado pela Editora Senac e até hoje utilizado nos meios universitários, nos cursos de comunicação social. (Com assessoria de imprensa)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.