Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Fiscais da Semav aplicam mais de 250 multas no centro de PP

Thiago Ferri

Em 15/12/2010 às 08:52

Em aproximadamente 20 dias de atuação na área central de Presidente Prudente, os fiscais da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav) já aplicaram mais de 250 multas de trânsito, segundo balanço da Pasta. As principais irregularidades verificadas são a falta ou uso irregular do cartão da Zona Azul e motos estacionadas fora de seus bolsões específicos.

A ação dos fiscais começou na última semana de novembro como forma de intensificar a fiscalização que até então era realizada apenas pela Polícia Militar, mas que ganhou reforço sob a justificativa de garantir tranquilidade aos usuários devido ao aumento no movimento nesse final de ano, principalmente acerca do uso da Zona Azul, que prevê rotatividade no estacionamento, permitindo parada máxima de duas horas no local.

Os fiscais já desempenhavam funções na cidade, mas realizando apenas orientações no trânsito. “Durante o ano, eles receberam capacitação e estiveram junto à polícia para aprender como fazer esse tipo de procedimento”, afirma o secretário da Semav, Luiz Abel Gomes Brondi.

Ele mesmo é quem revela os números até agora. “Não tenho o dado preciso, mas conforme nosso último balanço com certeza já passamos de 250 autuações só por fiscais da Semav”, diz.

Brondi ainda conta que as principais irregularidades encontradas são em relação à Zona Azul e a motos estacionadas em locais proibidos, conforme o Portal havia adiantado semana passada. “Seguramente 60% das multas são para pessoas que não colocam ou que usam o talão da Zona Azul de forma irregular, pois ele permite apenas uma ou duas horas de estacionamento. Outra coisa que atinge uns 25% das multas são as motos paradas fora dos bolsões específicos. Isso é proibido”, explica.

“O restante das autuações foi para veículos que pararam irregularmente em vagas para deficientes ou idosos e também em relação à carga e descarga fora do horário”, completa o secretário.

Entretanto, ele descarta qualquer possibilidade de ampliar a fiscalização dos agentes da Semav. “Vamos fica nisso mesmo, nessa questão do quadrilátero central, de coisas que são atribuições do município. Podemos fiscalizar e autuar a Zona Azul, o estacionamento de motos, as vagas especiais e a carga e descarga porque são todas regulamentadas pelo município. Já outras questões regidas somente pelo CTB [Código de Trânsito Brasileiro], como avançar semáforo, excesso de velocidade e falar ao celular, fica mesmo a cargo da Polícia Militar”, garante
.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.