Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Adamantina amplia Secretaria de Cultura para Turismo

Da Redação

Em 15/12/2010 às 11:23

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Adamantina a alteração na legislação que dispõe sobre a estrutura administrativa da prefeitura. A alteração muda a denominação da Secretaria Municipal de Cultura, para Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que passa abranger também essa nova área.

Inicialmente, não há qualquer alteração na estrutura interna da secretaria. A mudança foi autorizada pelo Conselho Municipal de Cultura, por meio de deliberação, e acatada pelo prefeito Kiko Micheloni, cuja assessoria elaborou o projeto de alteração.

O desafio, segundo o agora secretário municipal de Cultura e Turismo Acácio Rocha, é focalizar as ações na conceituação das práticas que são entendidas como turísticas, em Adamantina. O secretário é membro da Instância de Governança Regional do Turismo, na região de Presidente Prudente.

Ele explica que os bons indicadores na gestão cultural em Adamantina foram a grande motivação para avançar nessa nova área, que exigirá uma gestão específica, porém alinhada às ações no campo cultural. 

“Temos bons resultados com cultura e um aprendizado que nos orientará diante desses novos caminhos. E queremos trilhá-lo, na construção de uma modelo de gestão para o turismo, focado no turismo de eventos e científico, bem como para investimentos em infraestrutura turística”, destaca.

Em 2008, foram 58 atividades culturais e 77 mil pessoas atingidas em Adamantina. Em 2009, 67 atividades e 90 mil pessoas. Este ano, números atualizados até o final de novembro mostram a realização de 47 atividades e 82 mil pessoas atingidas. Nesses números não estão incluídos eventos de grande porte, como rodeio e Expoverde, que individualmente movimentam cerca de 80 mil pessoas a cada ano.

Acácio expôs outro termômetro indicador de movimentação turística na cidade e citou como exemplos a instalação de quatro novos restaurantes e dois novos hotéis nos últimos dois anos, além de outros dois hotéis em construção. “É um fenômeno real e visível em nossa cidade. Temos movimentação e indicadores ligados ao turismo cultural, científico e de negócios, e há outras áreas que podem ser exploradas, como o turismo rural”, explica.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.