Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente vai preparar atletas de nível internacional, prevê Tute

Maycon Morano

Em 17/12/2010 às 11:58

Com a reforma do Centro Olímpico, que será transformado num complexo esportivo, a secretária de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), Maria Cristina Borges Madeiral Netto (Tute), prevê que o município terá condições de preparar atletas para disputas de competições internacionais.

Na série de entrevistas especiais do Portal, a prudentina de 48 anos, esportista desde a adolescência, fala sobre essa futura responsabilidade da maior cidade do Oeste Paulista, dos Jogos Regionais em 2011 e da possibilidade de Prudente sediar os Jogos Abertos do Interior.

Com uma carreira consagrada no basquete, ela foi vice-campeã Mundial Interclubes, só perdendo para a equipe olímpica dos Estados Unidos, em 1984, na China; foi bi-campeã Sul-Americana; bi-campeã Brasileira; inúmeras vezes campeã regional; e campeã dos Jogos Abertos do Interior.

 

Confira abaixo a entrevista com a secretária de Esportes de Prudente:

Portal: Secretária, o que a transformação do Centro Olímpico em um complexo esportivo traz de benefícios para Presidente Prudente?

Tute: Depois do complexo pronto, eu não tenho dúvida que as confederações irão olhar para Prudente de um jeito diferente, sabemos que muitas confederações têm projetos, do atletismo, natação, do basquete. Porque não Prudente ser sede também de um grande centro de excelência dessas modalidades que as confederações se preocupam? Prudente irá preparar atletas de nível internacional. Essa será a nossa responsabilidade futura. Transformar esse Centro Olímpico pronto para o País.

P: As próximas competições internacionais que acontecerão no Brasil devem contribuir para isso?

T: A próxima década será maravilhosa para o esporte brasileiro. Teremos os Jogos Mundiais Militares no Brasil, a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016 no Rio. Enfim, qual município não queria ter esse dinheiro [R$ 35 milhões] disponibilizado para melhorar um centro esportivo como esse que nós temos em Prudente?

P: Recentemente a Prefeitura assinou o convênio que libera a primeira parte da verba para o início da reforma do Centro Olímpio. No que ela será aplicada?

T: Nesse primeiro momento, faremos a piscina, que está há muitos anos está precisando de uma reforma. Trocaremos filtros, azulejo... Ela precisa ser modernizada. Nosso complexo aquático é antigo. Depois, temos a pista de atletismo, que também é nesse primeiro momento.  O cercamento de todo o Centro Olímpico e na entrada dele será feito um portal. Se faz necessário essa segurança da área.

P: Esta reforma inicial ficará pronta até os Jogos Regionais de 2011 que serão na cidade?

T: Acreditamos que fique pronto até julho. Estamos dando os primeiros passos para que a obra chegue logo e consiga, num prazo curto, pelo menos a piscina estar pronta nos jogos.

P: O que prudente está fazendo para se tornar uma sede diferente das outras no jogos regionais?

T: Primeiro nós queremos resgatar a nossa cidade como sede de Jogos Regionais. Há 15 anos que não promovemos esse evento. Estamos nos acertando com todas as secretarias porque esse evento não é da Semepp, é do governo de Presidente Prudente, então todos os secretários estarão envolvidos de alguma forma. Nós queremos dar a todos os atletas que estarão aqui em julho de 2011, o melhor. O melhor já estamos providenciando em termos de infraestrutura esportiva. Queremos fazer também a parte de lazer para os atletas e temos o que oferecer para eles, como shoppings, passeios turísticos, além da preocupação com a segurança e bem-estar.

P: Com o novo complexo esportivo, Prudente pode se candidatar como sede dos Jogos Abertos do Interior?

T: Hoje os Jogos Abertos estão bem complexos. São cerca de 15 mil atletas e pessoas que se envolvem nesse evento. Eu acredito que se nós tivermos todas as nossas praças realmente conclusas, nós temos que sonhar sim com os jogos na nossa cidade. Se estamos nos preparando para um investimento da grandeza que é o Centro Olímpico, o Paque de Uso Múltiplo (PUM), que foi feito um anexo, a cobertura das quadras no Parque do Povo, outras quadras sendo cobertas, os campos sendo melhorados, nós temos como sonhar em voltarmos um dia a ser uma sede de Jogos Abertos. Ainda nesse momento é prematuro, mas no ritmo que estamos indo, com essas estruturas esportivas adequadas a uma realidade de Jogos Abertos, temos que sonhar sim com essa possibilidade.

P: Ainda sobre o Centro Olímpico, como será o complexo esportivo quando estiver completo?

T: Primeiro vamos modernizar o que já existe. A piscina, a pista que está inacabada, a própria estrutura administrativa que vai ter um prédio novo. Além disso, teremos um centro poliesportivo coberto e complexo, modernização da cancha de gateball e academia para a terceira idade. Essas são obras futuras. A maquete eletrônica nos mostra que a parte existente que será melhorada e a não existente, serão, realmente, um Centro Olímpico no sentido da palavra. Irá comportar todas as modalidades olímpicas.

P: E a vinda do Grêmio Prudente para a cidade, trouxe benefícios para a população em geral, fora a visibilidade de um grande clube instalado no município?

T: O Grêmio Prudente só trouxe benefícios. Têm muitas coisas que a gente não consegue nem mensurar de benefícios. Na área esportiva, nós tivemos um aumento da procura nas escolas de futebol de 40%. Para nós, foi muito gratificante. Os jovens assistem aos treinos, aos jogos no Prudentão. Agora eles têm o que assistir e um espelho para se projetar. E principalmente o sonho que proporcionou a esses jovens. Hoje eles não precisam sair de Prudente para tentar passar numa peneira de um grande time. Eles têm isso em casa agora. Podem fazer testes aqui. Tivemos muitos alunos que foram aproveitados para o sub-15 e o sub-17 e estão aguardando uma oportunidade no profissional do clube.

P: A melhora das praças esportivas também contribuiu para esse incentivo aos jovens prudentinos?

T: Com toda certeza. Em janeiro nós entregamos um diagnóstico apontando que recebíamos a Secretaria de Esportes totalmente defasada. Hoje, acredito que Prudente é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo com tanta infraestrutura esportiva, como cobertura das quadras, troca do gramado com irrigação, drenagem, vestiários com nova pintura e sistema elétrico e hidráulico. Isso atrai as pessoas, tanto para trabalhar, quanto para usufruir.

P: Quais as principais ações da Semepp em 2010?

T: Nós tivemos varias frentes. Conseguimos avançar na área social com a implantação de três núcleos de esporte social, que é uma parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado. Nesses núcleos, temos atendidos 100 crianças em cada um, com três modalidades esportivas e a gente tinha essa demanda para ser atendida. O Programa Atleta do Futuro (PAF), em convênio com o Sesi, também foi uma outra ação muito valiosa, as crianças têm uma iniciação ao esporte de uma maneira lúdica. Estamos criando uma mentalidade esportiva para que no futuro a gente tenha os verdadeiros talentos sendo lapidados para uma modalidade esportiva. Também avançamos no quesito infraestrutura esportiva, tanto no plano físico quanto material esportivo. Conseguimos fazer com que os técnicos e os atletas pudessem usufruir de materiais importados, que é o caso, por exemplo, do atletismo, no qual importamos três varas para o salto. Material esportivo de todas as qualidades para todas as modalidades. Nunca havia sido feito esse trabalho.

P: Qual o maior desafio da sua Pasta para 2011?

T: Será o Centro Olímpico. Iniciar a reforma e dar continuidade para que toda a verba disponibilizada seja utilizada e que a obra seja concluída. Esse vai ser nosso maior desafio.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.