Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vazamento de óleo na Santa Casa interdita 4 quarteirões

Thiago Ferri e Maycon Morano

Em 20/12/2010 às 18:32

O vazamento de cerca de 500 litros de óleo de uma caldeira da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente chegou até a Rua Donato Armelin, aos fundos do hospital, e provocou a interdição de quatro quateirões da via, por volta das 12h desta segunda-feira (20), fora outras ruas que cruzam com ela no trecho que também tiveram de ser fechadas. O local foi todo coberto com pó de serra, que deve ser limpo nessa terça-feira (21) e só aí as ruas serão liberadas.


Solda de reservatório da caldeira da Santa Casa se rompeu (Fotos: Maycon Morano)

Conforme o encarregado de manutenção e Obras da Santa Casa, Nivaldo José Bento, uma solda do reservatório de óleo da caldeira se rompeu e o produto escorreu pela tubulação de água da chuva, saindo na Rua Donato Armelin e escorrendo pela sarjeta. Os veículos foram passando e espalhando o óleo pelas vias, principalmente nos cruzamentos.

“O reservatório é cercado por uma mureta, o óleo vazou e já caiu na tubulação que dá na rua, então nenhum dos trabalhadores notou. Os vizinhos que perceberam e acionaram os bombeiros, alguns carros derraparam no local, mas não aconteceu nada. Assim que fomos avisados, fechamos o registro. Não dá para afirmar precisamente, mas o tanque é de 15 mil litros e levando em conta o tanto que tinha nele, calculo que tenham vazado uns 500 litros de óleo mais ou menos”, explica Bento.


Ruas foram interditadas para limpeza do óleo que escorreu pela tubulação de água da chuva

A reportagem do Portal esteve no local e constatou que o produto escorreu pela Donato Armelin por quatro quarteirões e também interditou outras ruas que cruzam com ela, como a Coronel Mandu, a Faustino, a Rafael Ayala, a Deputado Fernando Ferrari e a Archimedes Sanches.

Bombeiros, Polícia Militar e homens da Secretaria Municipal de Obras de Prudente e da Prudenco foram acionados. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também esteve lá para analisar o impacto e avisou que ser for constatado dano ao meio ambiente a Santa Casa será multada.

“Estamos avaliando a situação, ainda é muito cedo para falar com certeza, mas a princípio o vazamento parece não ter causado nenhum dano ambiental. Vamos verificar se atingiu a galeria de água, enfim, mas não parecer ter sido o caso. Se confirmarmos algum dano ao meio ambiente, a Santa Casa será responsabilizada e multada, caso contrário receberá apenas uma advertência”, destaca o técnico ambiental da Cetesb, Luís Carlos Barbosa Cardoso.

Os trechos das ruas atingidas devem seguir interditadas até a manhã dessa terça-feira (21), quando o pó de serra será retirado. “Como o óleo é relativamente denso e seca rápido, então o pó de serra é jogado para absorvê-lo, depois é feita a limpeza e o descarte desse material em local adequado. Importante destacar que a Santa Casa que terá de arcar com todos esses custos”, informa Cardoso.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.