Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alencar volta a apresentar hemorragia e saída da UTI é descartada

Da Folha

Em 28/12/2010 às 12:20

O médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo atendimento do vice-presidente José Alencar no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, afirmou nesta terça-feira (28) que o político voltou a apresentar hemorragia digestiva e não tem condições de deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No entanto, Hoff afirmou que o quadro clínico de Alencar é bastante estável e que o vice está muito lúcido. "O sangramento não é de grande monta." 

De acordo com o médico, Alencar "tem apresentado episódios intermitentes de sangramento", por isso, hoje à tarde, entre 14h e 15h, passará por uma arteriografia – procedimento parecido com cateterismo cardíaco em que se utiliza um instrumento de iluminação para examinar órgãos internos – para localizar o ponto exato de sangramento.

Se o vaso sanguíneo for identificado, Hoff acredita que a hemorragia, que no momento está apenas controlada, poderá ser totalmente estancada.

O médico disse que o procedimento é simples e não é arriscado. Embora feito sob sedação, não chega a ser uma cirurgia. "A situação está bem controlada, é bem seguro fazer [a arteriografia]."

Segundo Hoff, hoje Alencar não teria condições de ir à posse de Dilma Rousseff. "[Faremos] a avaliação no último minuto pelo desejo grande [do vice de ir ao evento]."

O vice está internado desde quarta-feira (22) no hospital, quando deu entrada no local com quadro grave de hemorragia digestiva.

No dia 27 de novembro, o vice foi operado para desobstruir o intestino. Após cinco horas de cirurgia, os médicos extraíram dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado.

Desde então, em idas e vindas no Sírio-Libanês, não chegou a passar mais de seis dias fora do hospital.

Sua 17ª cirurgia, no dia 22, durou três horas e não atingiu o objetivo: uma aderência na região do abdome impediu que os médicos alcançassem o tumor.

Alencar combate um câncer na região do abdome há mais de 15 anos, e já passou por 17 cirurgias.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.