Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Saiba quais os principais projetos de cada secretaria de Prudente

Da Redação

Em 31/12/2010 às 11:55

Durante a série de entrevistas especiais que o Portal realizou, os chefes das secretarias da Prefeitura de Presidente Prudente e o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) fizeram um balanço das ações do ano, além de apontarem os principais projetos que o município deve realizar em 2011.

O chefe do Executivo se irritou ao falar sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e da questão do saneamento. Em relação à possibilidade de a Prefeitura assumir o saneamento, ele afirmou que não o fará e foi enfático: “Eu não vou criar um cabidão de emprego para gente mamar nas tetas da Prefeitura. Não vou fazer isso.”

Veja a matéria completa com Tupã

Já em relação ao Programa Minha Casa, Minha Vida, Tupã disse que o projeto não saiu, ainda, por existirem “malandros mal intencionados”. “[Eles] querem ganhar dinheiro em cima. Mas nós estamos enfrentando e vamos enfrentar mesmo! Doa a quem doer”, avisou.

Como um retrospecto dos dois primeiros anos à frente da Prefeitura, ele destacou as obras realizadas na Saúde e na Educação, mas também ressaltou o principal projeto cultural da cidade, o Centro Cultural Matarazzo.

Sobre projetos a serem desenvolvidos no próximo ano, Tupã adianta vários, a começar pela conclusão do Teatro do Centro Cultural; novos distritos industriais; a reforma do Calçadão; o Centro Olímpico; o aterro sanitário de Prudente; a pavimentação asfáltica; e o Parque Aquático da Cidade da Criança.



Confira abaixo o que cada secretário apontuou em seu setor para 2011:

Administração

Durante o balanço de sua Pasta, o secretário de Administração da Prefeitura de Presidente Prudente, Alberico Bezerra de Lima, admitiu que faltam servidores em várias secretarias do Executivo. Entretanto, as prioridades em 2011 são a Educação, Saúde e Assistência Social.

Veja a entrevista completa com Alberico Bezerra de Lima

Assistência Social

A maior cidade do Oeste Paulista possui, hoje, cerca de 13 mil famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas na Secretaria de Assistência Social de Presidente Prudente, conforme dados apontados pela chefe da Pasta, Regina Penati. Ela ainda alertou para o iminente desenvolvimento econômico da cidade, no qual se deve, também, ser acompanhado da evolução social de todas as camadas da população.

Veja a entrevista completa com Regina Penati

Assuntos Jurídicos

O município de Presidente Prudente possui cerca de 80 mil processos jurídicos em trâmite na Prefeitura, de acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos, Amadis de Oliveira As. Dentre estes processos, destacam-se as execuções fiscais, que chegam a aproximadamente 70 mil. Além disso, ele falou sobre o edital de saneamento e do Minha Casa, Minha Vida.

Veja a entrevista completa com Amadis de Oliveira Sa


Assuntos Viários

O intenso fluxo de carros em Presidente Prudente é notório a todos que vivem na cidade ou para quem vem de fora. Isso se deve muito à falta de planejamento na criação das ruas e avenidas do município, de acordo com o secretário municipal de Assuntos Viários (Semav), Luiz Abel Gomes Brondi. Ele pontuou os principais problemas e apontou as possíveis soluções para a malha viária da maior cidade do Oeste Paulista, tocando no tema de radares eletrônicos, transporte coletivo e mudanças de avenidas.

Veja a entrevista completa com Luiz Abel Gomes Brondi

Comunicação 

A transformação da assessoria de imprensa para Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Prudente foi com a intenção de se criar uma agência de notícias divulgadora do município, de acordo com o secretário da Pasta, Homéro Ferreira. Ele também falou sobre a relação da secretaria com os outros meios de comunicação da cidade, a abrangência de sua Pasta e os planos de possuir um braço terceirizado de publicidade e propaganda em 2011.

Veja a entrevista completa com Homéro Ferreira

Cultura e Turismo 

Presidente Prudente é considerada extremamente cultural por entidades estaduais e nacionais, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Fábio Nougueira. Ele também apontou que o público local, consequentemente, se tornou mais exigente.

Veja a entrevista completa com Fábio Nougueira

Desenvolvimento Econômico

Com a expansão comercial e industrial de Presidente Prudente, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Carlos Dias, disse que os empresários do Estado e do País descobriram a cidade e o potencial de consumo regional.

Veja a entrevista completa com Carlos Dias

Educação

Presidente Prudente precisa de mais quatro creches para atender aproximadamente 800 crianças de 0 a 3 anos que hoje estão na fila por uma vaga. É o que aponta a secretária municipal de Educação (Seduc), Ondina Barbosa Gerbasi. Ela adiantou que em 2011 a ideia é suprir este déficit.

Veja a entrevista completa com Ondina Barbosa Gerbasi

Esportes

Com a reforma do Centro Olímpico, que será transformado num complexo esportivo, a secretária de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), Maria Cristina Borges Madeiral Netto (Tute), prevê que o município terá condições de preparar atletas para disputas de competições internacionais. Em entrevista ela falou sobre essa futura responsabilidade da maior cidade do Oeste Paulista, dos Jogos Regionais em 2011 e da possibilidade de Prudente sediar os Jogos Abertos do Interior.

Veja a entrevista completa com Tute

Finanças

A Secretaria Municipal de Finanças de Presidente Prudente espera fechar 2010 com um superávit (saldo positivo) de R$ 20 milhões, segundo o chefe da Pasta, Cadmo Lupércio Garcia.

Veja a entrevista completa com Cadmo Lupércio Garcia

Meio Ambiente

No balanço do ano de sua Pasta, o secretário de Meio Ambiente, Fernando Luizari, afirmou que Presidente Prudente precisa por um fim na “história trágica que é o lixo” no município e dar início a uma nova página na questão ambiental. Ele pontuou o que ainda falta para o fechamento do lixão, que já foi chamado de “plantação de sacolinhas plásticas”, e a abertura do aterro sanitário. Além da criação de parques ecológicos e o plantio de 50 mil árvores.

Veja a entrevista completa com Fernando Luizari

Obras

O secretário de Obras de Presidente Prudente, Alfredo Penha, fez um balanço dos trabalhos realizados na maior cidade do Oeste Paulista e projeta as ações de 2011. Lembrou da falta de mão-de-obra na cidade, da possibilidade de Prudente ser sede de uma seleção na Copa do Mundo de 2014 e do canteiro de obras que o município se transformou neste ano.

Veja a entrevista completa com Alfredo Penha

Planejamento

A atual expansão de Presidente Prudente em diversos setores se deve, principalmente, ao fim da “guerra política” que o município sempre viveu, de acordo com o secretário de Planejamento e Habitação, Laércio Alcântara. O engenheiro que disse “conhecer até as baratas” do Executivo revelou como a cidade venceu os grupos políticos para retomar sua expansão.

Veja a entrevista completa com Laércio Alcântara

Saúde

No balanço de sua Pasta em 2010, o secretário de Saúde de Presidente Prudente, Sérgio Cordeiro, destaca a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), como um dos principais avanços do ano. Essa modernização propiciou maior controle de remédios e de consultas, inibindo que moradores de outras cidades tentem “roubar” um atendimento dos munícipes locais. Ele falou ainda sobre o que foi feito em 2010 e quais os projetos para 2011, como a integração de todas as unidades através de um sistema de fibra óptica.

Veja a entrevista completa com Sérgio Cordeiro

Tecnologia

Para diminuir a burocracia em diversos setores da municipalidade, Presidente Prudente informatizou a maioria das Pastas e o Executivo como um todo, de acordo com o secretário de Tecnologia (Setec), Rogério Alessi. Ele também destacou as melhorias que a informática trouxe para os servidores públicos e para a população, além dos projetos previstos para 2011. Entretanto, apesar de tudo, acha que ainda tem muito a ser feito.

Veja a entrevista completa com Rogério Alessi

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.