Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Realidade em constante transformação

Rubens Shirassu Jr.*

Em 28/02/2011 às 16:32

O projeto Tempestade, desenvolvido há mais de dois anos pela catarinense Fátima Venutti, veio fortalecer a idiossincrasia da poetisa frente aos recentes acontecimentos geográficos ocorridos no Vale do Itajaí e no mundo, desde  novembro de 2008. O discurso da poesia vem trazer à tona o verdadeiro sentido de responsabilidade do Homem em seu meio (medos, intempéries, revoltas e, mesmo, distúrbios de personalidade misturados a sentimentos de desencontros culturais, sociais e morais) e de como suas ações são refletidas no espaço em que vive ao longo do tempo.

Através da poética, Venutti  intenciona registrar, difundir e discutir os parâmetros sociais, culturais e morais, além de propor a discussão  da responsabilidade do Homem na conservação e manutenção de seu espaço social, além de instigar outros “gritos” de almas de poetas adormecidos e esquecidos no leitor.

Seus poemas, de múltiplas formas, são para mexer na Natureza, e torná-la, às vezes, uma brisa e em outros momentos uma tempestade de vento e água sobre a arte poética. No geral, o livro da catarinense Fátima Venutti, recebe fortes influências da filosofia oriental, como o Taoísmo em ligação aos princípios do Ying e Yang,  que ressalta os contrastes encontrados no percurso da vida: nascimento/morte, infância/velhice, sofrimento/prazer, transpostos pela visão da realidade fluida.

(*) Rubens Shirassu Jr.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.