Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

TRE-SP retotaliza pela quinta vez resultados das Eleições 2010

Da Redação

Em 04/03/2011 às 11:58

Nessa quinta-feira (3), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) fez a quinta retotalização dos resultados das eleições 2010 no Estado. A retotalização, feita em cumprimento às decisões liminares do STF e do TSE, provocou alteração nos quocientes eleitorais e na distribuição das vagas para deputado estadual.

Por determinação do STF, foram validados os 68.622 votos do candidato Uebe Rezeck (PMDB), o que assegurou ao PMDB mais uma vaga no Legislativo Estadual. Essa vaga foi preenchida pelo candidato Itamar Borges, até então primeiro suplente do partido. Já o candidato Welson Gasparini (DEM/PSDB) passa à condição de não eleito, assumindo a primeira suplência de sua Coligação.


Rezeck conseguiu uma liminar no STF, concedida pelo ministro Gilmar Mendes, que garante a contabilização de seus votos até o julgamento de recurso por aquela Corte. O deputado, agora primeiro suplente do PMDB, teve sua votação considerada nula na terceira retotalização feita pelo TRE-SP
porque seu registro de candidatura foi negado pelo TSE em razão da Lei da Ficha Limpa.

Liminar do TSE


Outra liminar, concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello (TSE), determinou a contabilização dos votos dados aos candidatos indeferidos com recurso do Partido Progressista (PP). Assim, foram validadas as votações dos candidatos a deputado estadual e federal do partido, mas isso não alterou a lista de eleitos.

Com a nova totalização, o quociente eleitoral para o cargo de deputado federal passou de 313.062 para 313.893, e de deputado estadual de 228.767 para 229.498. Como ainda existem recursos a serem julgados no TSE, poderá haver outra retotalização e nova alteração dos dados divulgados.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.