Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

MP marca audiência para retirar Camelódromo da praça

Promotoria tenta acordo com a Prefeitura desde 2008 para restaurar área

Rogério Mative e Thiago Ferri

Em 18/03/2011 às 14:23

Área verde da praça é cortada por 240 boxes do Shopping Popular

(Foto: Thiago Ferri)

Mais uma audiência será realizada com intuito de firmar um acordo entre Prefeitura de Presidente Prudente, Ministério Público Estadual (MPE) e boxistas do Shopping Popular para a retirada do Camelódromo instalado na Praça da Bandeira, no centro da cidade, e consecutiva revitalização da área, como propõe um inquérito aberto em 2008.

A nova audiência está agendada para o dia 28 de abril, conforme informa o MPE, e nela deve ser proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a Prefeitura. O Executivo ainda não foi notificado.

No entanto, a resistência dos boxistas em deixar o local alegando prejuízos e a falta de outra área para abrigar o Camelódromo são empecilhos para a remoção. Logo após ter sido eleito em 2008, até mesmo o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) disse que não queria tirar os boxes de lá e pretendia propor um acordo de compensação ambiental à promotoria.

O inquérito foi sugerido pelo promotor de Justiça de Meio Ambiente Nelson Bugalho, em 2008, com o objetivo de o Ministério Público do Estado apurar responsabilidades pela invasão da praça, mas atualmente o caso está sob responsabilidade do promotor Marcos Akira.

O processo sugeria os galpões da América Latina Logística (ALL), que ficam ao lado da Praça da Bandeira, para abrigar os camelôs. Porém, o prédio da antiga estação ferroviária abrigará, em breve, órgãos da Prefeitura, como o Procon e a Casa do Artesão. Até mesmo o antigo expurgo foi cogitado, mas os boxistas não aceitaram deixar a área central e hoje já funciona lá a unidade prudentina do Poupatempo.

Segundo informa o promotor Akira ao Portal, o inquérito envolve a proteção da praça, que “foi descaracterizada por intervenção comercial autorizada pela administração municipal”. "Por conta disso, vem sendo discutida uma composição com a Prefeitura de mudança de local dos comerciantes e posterior restauração da praça", afirma ele.

A audiência está marcada para o dia 28 de abril, às 9h40. "Foi designada uma audiência para nova tentativa de acordo para remoção dos comerciantes", afirma o promotor.

A reportagem procurou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) para saber se havia algum lugar alternativo para transferir o Camelódromo, mas o secretário Carlos Dias informou ainda não ter sido notificado da audiência e, por isso, não sabe o teor do encontro, preferindo não se manifestar por enquanto.

Ações conjuntas da Polícia Militar e da Sedepp no Camelódromo têm buscado acabar com o comércio de CDs e DVDs piratas no local.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.