Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

A funcionalidade dos requerimentos legislativos

AI Câmara*

Em 02/04/2011 às 10:23

As Câmaras Municipais têm como um dos principais objetivos serem a voz da população junto ao Executivo local. É nas sessões ordinárias realizadas às segundas-feiras que os requerimentos de providências dos vereadores são aprovados e encaminhados para a Prefeitura, conforme explica o supervisor Legislativo da Casa de Presidente Prudente, José Baz Avancini.

“O requerimento normalmente é referente a uma reclamação que a população faz para o vereador, ou então algum problema sério que o parlamentar verificou no município, mas não pode resolver”, explica Avancini.

De acordo com o supervisor Legislativo, um requerimento precisa ser aprovado no Plenário para depois ser enviado ao prefeito. “O chefe do Executivo, por sua vez, precisa dar uma resposta se o pedido do vereador será atendido naquele momento ou em outro oportuno”, aponta.

Além disso, Avancini acrescenta que “o requerimento é mais formal que a indicação”. “O vereador, em seu requerimento de pedido de providências, justifica o pedido de uma tartaruga, por exemplo, explicando ao prefeito que o local solicitado é de grande movimentação de escolares o que pode vir a ocasionar acidentes”, esclarece. “Os vereadores sempre pontuam que estes requerimentos são reivindicações dos moradores do bairro”, cita.

“O parlamentar também pode fazer uso da tribuna no Plenário, no dia da aprovação do requerimento, para explicar ao prefeito os motivos, além daquilo que consta no documento”, lembra Avancini e completa: “A indicação não tem votação. Ela é uma forma do vereador lembrar o prefeito sobre algum problema que ele encontrou na cidade, como a necessidade da realização da operação tapa-buracos em algum bairro ou a troca de lâmpadas da iluminação pública, por exemplo”, expõe.

(*) Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Presidente Prudente

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.