Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Semepp e Unesp realizam clínica sobre tecnologia na natação

Da Redação

Em 12/07/2011 às 16:10

Atletas da Unisanta estão em Prudente para testes

(Foto: Marcos Chicalé/Secom)

Prossegue até o próximo sábado (16), na piscina do Centro Olímpico, em Presidente Prudente, a 1ª Clínica de Ciência e Tecnologia Aplicada na Natação Competitiva. O evento é resultado de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Nadadores das equipes da Universidade Santa Cecília, de Santos, e Pastorinho/Criarte/Semepp/Apan, de Prudente, são submetidos ao longo dessa semana à avaliações fisiológicas, através do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras (Celapam) e Laboratório Experimental de Atividade Física (Leaf) da universidade.

O objetivo do trabalho, segundo o professor doutor da Unesp, Marcelo Popoti, é proporcionar ao atleta um melhor direcionamento e preparação visando as principais competições durante a temporada, entre elas campeonatos Paulista, Brasileiro e Jogos Abertos do Interior. “Essa é uma parceria importante, mas contamos também com a colaboração de alguns professores da Universidade do Oeste Paulista, a Unoeste. Muito embora a realização é do Departamento de Educação Física da Unesp. Após o aquecimento dos atletas, é coletada uma amostra sanguínea para determinação de marcador de intensidade. É uma tecnologia que permite medir o consumo de oxigênio do atleta dentro da água”, explica.

De acordo com o professor, a ideia é futuramente poder criar em Presidente Prudente um Centro de Excelência de Ciência e Tecnologia Aplicada de Natação Competitiva.

Dentre os atletas da Unisanta que integram a seleção brasileira e estão em Prudente, aparece Gabriel Pedrão, que recentemente ao disputar os 400 metros nado medley acabou garantindo a oitava colocação.

Além dos testes, os atletas de Santos e Prudente também estão acompanhando palestras todas as noites do Anfiteatro da Unesp.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.