Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Adamantina promove atividades culturais gratuitas

Da Redação

Em 30/08/2011 às 10:38

(Foto: Flávio Moraes)

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina divulgou a programação de atividades culturais para setembro, que envolve teatro, música e oficinas. Todas as atividades são gratuitas.

Por meio do Circuito Cultural Paulista, acontece no dia 18, às 20h30, na Praça José Parrila (Praça da Estrela), apresentação do grupo musical “Sanfonias”, com clássicos do chorinho brasileiro, como “Tico-tico no fubá”, “Brasileirinho” e “Lamentos”. Há mais de cinco anos fazendo releituras de chorinhos tradicionais e MPB, a banda foge à formação tradicional das antigas rodas de choro, dando destaque especial à sanfona acompanhada de cavaquinho, violão e percussão.

Pelo Circuito Cultural, será realizado no dia 25 o espetáculo de teatro “Pedro Palerma e outras histórias”, com As Meninas do Conto, no Cine Cyber Planet, às 16h. O espetáculo faz parte do Projeto Quem Quiser “Que Conte Outra”, que incentiva a leitura através da arte. A montagem reúne contos de alguns dos maiores compiladores  de histórias de todos os tempos: Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault e Luís da Câmara Cascudo.

No espetáculo, a arte dos contadores de histórias é privilegiada. As atrizes se revezam entre a narração e os personagens que cada conto apresenta, utilizando adereços e figurinos. As músicas foram especialmente compostas para o espetáculo e são interpretadas ao vivo pelas percussionistas e atrizes.

Roda Cultura

Nos dias 3, 4, 17 e 18 de setembro, a unidade móvel de cultura, Roda Cultura, estará na Vila Jardim, instalada na Escola Teruyo Kikuta. A atividade faz parte do programa Pontos de Cultura. Na unidade móvel do Roda Cultura são realizadas atividades de leitura livre, artesanato, contação de histórias, capoeira, hip-hop e exibição de filmes.

Também no dia 3, começam as aulas das oficinas de arte circense e produção de vídeo, realizadas pelo Roda Cultura. A oficina de Arte Circense acontecerá aos sábados, das 16h às 18h, na EMEF Teruyo Kikuta. São 20 vagas e a idade mínima é de 12 anos. As aulas de produção de vídeo serão aos sábados, das 13h às 15h, no Telecentro Comunitário (Centro de Capacitação). A idade mínima é de 16 anos.

Adamantina inicia em setembro duas oficinas culturais, de produção de animações em stop-motion e esculturas em metal. A oficina de animações em stop-motion será ministrada pelo publicitário Tiago de David. Vai acontecer no período de 17 a 19, com aulas aos sábados, das 14h às 17h. Inscrições abertas até o dia 15 de setembro.

Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento.

E a oficina de produção de esculturas em ferro será ministrada pelo artista plástico Davi Vieira Dias. Também vai acontecer aos sábados, no período de 1º a 29 de outubro, das 14h às 17h. Inscrições até o dia 30 de setembro.

Para a oficina de esculturas em metal serão usadas sucatas e utilizados recursos de serralheria, como equipamento de solda, serras e outros, com o devido acompanhamento profissional. As atividades práticas, de produção das esculturas, acontecerão no almoxarifado municipal.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.