Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Viagem Literária traz a Venceslau o premiado escritor João Gilberto Noll

Da Redação

Em 04/10/2011 às 09:29

João Gilberto Noll, que falará sobre o livro “São Bernardo”, de Graciliano Ramos

(Foto: Divulgação)

O módulo de outubro do Programa Viagem Literária ocorre na próxima quarta-feira (5), a partir das 19h, em Presidente Venceslau. Com o tema “Bate-papo com o Escritor: Leituras Escolhidas”, o convidado do mês é o consagrado escritor João Gilberto Noll, que falará sobre o livro “São Bernardo”, de Graciliano Ramos. A proposta do módulo é que autores discorram sobre um livro e um autor que tenham marcado sua formação como leitor e escritor.

Gaúcho de Porto Alegre (RS), Noll publicou 13 livros e recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Jabuti (o “Oscar” da literatura nacional) em cinco ocasiões: com “O Cego e a Dançarina” (1980), Harmada (1993) – incluído na lista dos 100 livros essenciais brasileiros em qualquer gênero e em todas as épocas da revista Bravo! –, “A Céu Aberto” (1996), “Mínimos Múltiplos Comuns” (2003), e “Lorde” (2004). Por “Acenos e Afagos” (2008) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e recebeu o 2º lugar do Prêmio Portugal Telecom. De suas obras, três foram adaptadas para o cinema. Seus textos estão traduzidos para o inglês, o alemão, o espanhol, o italiano e o francês.

A Biblioteca Pública Municipal de Presidente Venceslau possui em seu acervo vários títulos de João Gilberto Noll, bem como o livro da leitura escolhida para o evento que acontece no meio da semana.

Em maio deste ano Noll viajou a Lisboa para participar do evento literário "A Cidade aTravessa: poesia dos lugares", na Casa Fernando Pessoa. Acabou inaugurando o ciclo "Uma noite com Pessoa", tornando-se o primeiro escritor a dormir no quarto onde o poeta viveu durante os últimos 15 anos de sua vida. Os textos sobre essa noite virarão um livro.

A entrada é gratuita e aberta para toda a população.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.