Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Obra produzida por alunos de escola do Bosque é apresentada

Da Redação

Em 08/11/2011 às 09:42

(Foto: Iury Greghi/Secom)

“Um tesouro de fábula”. Este é o nome do livro escrito e ilustrado por 31 alunos da Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes, no Bosque. O título foi apresentado no fim da tarde dessa segunda-feira (7), no Espaço Cultural Matarazzo, durante o quarto dia da 2ª edição do Salão do Livro, que ocorre no Centro de Eventos IBC.

Com direito a mesa de autógrafos, o lançamento do livro dos pequenos autores foi prestigiado até pela secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi.

A obra traz um conjunto de fábulas produzidas por cada um dos alunos, sob a orientação da professora Elisabete Mota de Oliveira. Ela destaca que nenhum dos alunos deixou de se envolver com a produção do material, o que é motivo de orgulho e reconhecimento de um trabalho que a professora vem desenvolvendo há quatro anos na escola. “Eu sempre gostei muito de literatura. Assim, procuro incentivar meus alunos a frequentarem a biblioteca e também a adquirirem o hábito da leitura”, diz.

O livro lançado no IBC é o segundo volume do projeto “Pequenos Escritores”, iniciado no ano passado. “Nós lançamos aqui mesmo no IBC, na primeira edição do Salão do Livro, o primeiro volume do projeto, Brincando com a Imaginação", lembra. Na época, os alunos cursavam o 2° ano. Um ano depois, produziram as fábulas com mais facilidade e envolvimento, como explica a diretora da escola, Luzia de Lourdes Caseiro. “Se compararmos os textos do ano passado e os deste ano, percebemos uma grande evolução. Estão mais bem produzidos, com um vocabulário mais apurado”, ressalta.

A professora enfatiza que a participação das crianças ao longo da produção do material foi essencial para a qualidade do livro. “Meu papel foi apenas o de mediar e apresentar às crianças algumas fábulas, para que eles tomassem conhecimento deste gênero, mas toda a ideia de criação da história, a mensagem que eles procuraram transmitir, tudo saiu da cabeça deles”, destaca.

“Ele se envolve bastante, vive falando sobre os textos que ele escreve, essa proposta tem feito muito bem pra ele”, declara Elizandra Aguiar de Araújo, mãe do pequeno Guilherme César de Aguiar Giroto, de 7 anos, que teve a sua fábula “O gato e o Cachorro” publicada no livro.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.