Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Escritor faz comparação entre educação ambiental e leitura

Da Redação

Em 08/11/2011 às 17:13

Escritor e professor universitário, Renato Muniz Barreto Carvalho

(Foto: Olímpio Moura/Secom)

O espaço Papo de Autor, que integra os ambientes da segunda edição do Salão do Livro de Presidente Prudente, recebeu na tarde desta terça-feira (8) o escritor e professor universitário, Renato Muniz Barreto Carvalho.

Na ocasião, ele traçou um paralelo entre educação ambiental e leitura. “De certa forma, no sentido intelectual, são duas ações que incomodam as pessoas, tanto no sentido positivo quanto negativo. São atitudes que somente funcionam se gostarmos de fazer”, comenta.

Conforme o escritor, leitura não é apenas compreender as palavras escritas. “Leitura é cinema, teatro, dança, entre outros. Os dois pontos dependem da leitura do mundo. São culturas que mudaram de conceito no final do século XX e, atualmente, os governos estão buscando alternativas para resgatar”, comenta. Carvalho aponta ainda que, assim como a leitura, a educação ambiental também não pode ser tratada de forma técnica, pois corre o risco de não ter efeito nas pessoas.

“O que percebemos é que as pessoas ainda não se mobilizaram nos dois pontos. A proposta é que as políticas públicas se tornem mais efetivas. Precisa de uma participação maior”, salienta. “É interessante que a partir da feira as pessoas possam pegar gosto pela leitura e trocar idéias com amigos sobre livros”, expõe.

Na visão do autor, os dois assuntos evidenciados na palestra não podem ser vistos como obrigação. “Em primeiro lugar a pessoa tem que sentir a liberdade de escolha. Não pode ler um livro porque simplesmente teve que ler, o importe é ler porque se interessa pelo assunto, e saber o porque dessa opção”, acrescenta.

A palestra com o escritor ocorre novamente nesta quarta-feira (9), às 10h, no Espaço Papo de Autor. 
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.