Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Paulo Lima tem diploma de suplente cassado pelo TRE

Da Redação

Em 18/11/2011 às 17:37

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou o diploma do segundo suplente de deputado federal Paulo César de Oliveira Lima (PMDB) e declarou sua inelegibilidade por oito anos. Por maioria de votos, os juízes entenderam que houve abuso de poder econômico nas eleições 2010. A decisão não tem efeito suspensivo, porém, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o julgamento, Paulo Lima forneceu combustível em troca da colagem de adesivos contendo sua propaganda eleitoral em veículos particulares, em Presidente Prudente. Os eleitores colocavam propaganda eleitoral no vidro traseiro do veículo (plotagem) e podiam abastecer seus veículos com 10 litros de gasolina ou 20 litros de álcool semanalmente.

Para o desembargador Alceu Penteado Navarro, cerca de 525 pessoas foram beneficiadas sendo que, em alguns casos, o benefício foi repetido e, “dessa forma, o candidato, ilicitamente , colocou-se em posição de vantagem em relação aos demais pelo uso de seu poder financeiro”.

A Lei Complementar nº 135/10, conhecida como Ficha Limpa, alterou o art. 22 da Lei 64/90, no que tange à configuração dos abusos. O inciso XVI dispõe que, “para a configuração do ato abusivo, não será considerada a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição, mas apenas a gravidade das circunstâncias que o caracterizam” (acrescentado pela Lei Complementar nº 135/10).

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) também pediu condenação por abuso de poder político, mas a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi julgada procedente em parte. Não foi acolhido o pedido de abuso de poder político por insuficiência de provas.

Foram sete juízes que julgaram o caso, sendo quatro votos favoráveis pela condenação de Paulo Lima e dois contrários. Lima foi eleito segundo suplente ao cargo de deputado federal em 2010 com 81.483 votos. (Com assessoria de imprensa do TRE)
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.