Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudentino sonha com a Olimpíada de Londres

Da Redação

Em 11/01/2012 às 16:47

Duda é ex-jogador de futebol e começou no atletismo após conquista brasileira em Sydney

(Foto: Arquivo/Guilherme Baffi/DiárioWeb)

Dos 12 atletas com índice para o Campeonato Mundial Indoor da Turquia e dos sete pré-convocados para a Olimpíada de Londres talvez o nome menos conhecido do público em geral seja o de Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, nascido em Presidente Prudente, mas que desde janeiro de 2006 mora e treina em São José do Rio Preto.

Duda obteve a marca de 8,27m no salto em distância no Troféu Bandeirantes, disputado no dia 24 de setembro do ano passado, em São Paulo. Com o resultado, ele terminou 2011 na liderança do Ranking Brasileiro, ocupa o segundo lugar no Ranking Sul-Americano (atrás apenas do campeão olímpico Irving Saladino, do Panamá, com 8,40m) e a décima colocação no Ranking Mundial da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

O atleta, treinado por Aristides Junqueira, integrou a delegação olímpica em Pequim (2008). Ele terminou em 26º lugar, com 7,75m. "Era a minha primeira grande competição e tudo era muita novidade. Ver o Usain Bolt e o Ronaldinho Gaúcho de perto me deixou emocionado. Nas eliminatórias queimei dois saltos e só consegui acertar um. Por isso não deu para mostrar meu potencial", diz o atleta de 25 anos.

O grande objetivo de Duda este ano é ser mais regular nas competições e conseguir um bom resultado em Londres, onde não será mais um calouro. "Estou bem mais experiente e só torço para ter uma temporada boa, sem contusões", comenta.

Como preparação para o Mundial Indoor, que será disputado de 7 a 9 de março, na Turquia, o atleta pretende participar de três competições preparatórias programadas pela Federação Paulista de Atletismo. "A pré-convocação para a Olimpíada dá mais segurança, mas não garante nada. Queremos que ele salte melhor este ano para ter chances de brigar por um lugar no pódio de Londres", afirma Aristides Junqueira.

O início

Ex-jogador de futebol das escolinhas do São Paulo, Duda começou no atletismo por causa de Claudinei Quirino, André Domingos e Edson Luciano Ribeiro, que eram seus ídolos em Presidente Prudente, principalmente depois que viu pela TV a equipe brasileira do revezamento 4x100m ganhar a medalha de prata em Sydney-2000.

Quando resolveu treinar na cidade em que nasceu começou nos 100m e nos 200m. Só depois de novos testes, mudou para o salto em distância e foi treinar com Junqueira em Rio Preto.

Além de Duda, estão pré-convocados para Londres-2012 Bruno Lins, Fábio Gomes da Silva, Marilson Gomes dos Santos, Ana Cláudia Lemos, Fabiana Murer e Maurren Maggi. Já os atletas com índice para o Mundial Indoor são Nilson André, Kléberson Davide, Fábio Gomes da Silva, Jefferson Sabino, Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos, Geisa Coutinho, Fabiana Murer, Maurren Maggi, Keila Costa e Gisele de Oliveira. Fabiana Murer, Fábio Gomes e Rosângela Santos comunicaram à CBAt que não irão disputar a competição na Turquia. (Com FS & AI CBAt)
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.