Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Galindo figura em cadastro de condenados por improbidade

Da Redação

Em 30/01/2012 às 17:30

Em Prudente, apadrinhado por Agripino Lima, Galindo foi candidato a prefeito em 1996

(Foto: Divulgação)

O ex-presidente da Prudenco, em Presidente Prudente, e atual prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo, foi cadastrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre os servidores públicos condenados por ato de improbidade administrativa e, portanto, sujeito às sanções da lei. Galindo teve seu nome inscrito devido a processo registrado no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Nos autos, ele foi condenado por atos de improbidade quando dirigia a empresa de economia mista prudentina. O processo teve trânsito em julgado - quando não cabe recurso - no dia 19 de junho de 2008. Portanto, a inelegibilidade segue até 19 de junho de 2016 e Galinho deverá ficar de fora na briga pela reeleição neste ano.
 
Galindo tem ainda mais dois processos expostos no Conselho. “Deste modo, se antes de 2016 o político Francisco Bello Galindo se candidatar a algum cargo eletivo, terá sua candidatura impugnada com fundamento na Lei da Ficha Limpa”, analisa o advogado Vilson Nery, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) de Mato Grosso.

Como a Lei da Ficha Limpa estabelece inelegibilidade de oito anos para qualquer condenação por improbidade, emanada de um órgão colegiado, sendo a sentença contada a partir da data do trânsito em julgado, Galindo está inelegível até 19 de junho de 2016. A Lei 8.429/92, também determina a suspensão dos direitos políticos para que o condenado não exerça cargo público e nem contrate com órgão da administração pública direta ou indireta.

O Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE) já moveu 12 ações contra Galindo por má administração quando foi presidente da Prudenco. Em Prudente, apadrinhado pelo então chefe do Executivo, Agripino de Oliveira Lima, Galindo foi candidato a prefeito em 1996, mas acabou derrotado. Chico Galindo é natural de Martinópolis.

As nove ações civis públicas e três ações cíveis de improbidade administrativa somam valores superiores a R$ 18 milhões, que são questionados pelo MPE de São Paulo. A maioria delas diz respeito a contratações irregulares feitas pela gestão de Galindo frente à Prudenco.

Carreira política

Nas eleições de 1996, Francisco Bello Galindo Filho (Chico) teve como vice em sua chapa o atual secretário municipal de Obras, Alfredo José Penha. Essa chapa obteve apoio na época do ex-prefeito Agripino Lima, mas foi derrotada pela chapa formada por Mauro Bragato (PSDB) e o vice Ênio Perrone (PSDB) – que obteve 49.853 votos contra 45.292 de Chico e Penha.

Um ano após as eleições de 1996, Chico Galindo mudou-se para a capital do Mato Grosso, Cuiabá, onde seu irmão, Altamiro Galindo, é dono de uma das maiores universidades do Estado. Em 2006, Chico Galindo se elegeu deputado estadual em Mato Grosso com pouco mais de 13 mil votos. Atualmente, ele é o chefe do Executivo local. (Com Mídia News, RD News e 24 News)
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.