Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

PV e PPS costuram aliança na disputa pelo Executivo

Rogério Mative

Em 15/03/2012 às 13:19

Com as convenções partidárias se aproximando, alguns partidos começam a discutir possíveis alianças visando às disputas pela Prefeitura de Presidente Prudente. Natural pré-candidato do Partido Verde (PV), o ex-deputado federal Talmir Rodrigues e o jovem José Lemes Soares, filiado no Partido Popular Socialista (PPS), mantém diálogos para unir forças nas eleições majoritárias deste ano.

"Combinamos que quem estiver à frente das pesquisas sairá como candidato a prefeito e outro a vice. O PPS é muito ligado ao Zezinho. Mas, oficialmente teremos algo só em junho [durante as convenções] porque temos conversas com PSDB e PDT também", fala o ex-deputado.

Já o presidente do diretório municipal do PPS, Charles Moreira, prefere ser mais cauteloso. Ele despista afirmando que a sigla ainda não possui pré-candidato definido. "Isso vai depender de algumas coisas. Nossa Executiva está conversando sobre isso. Temos que ouvir todos durante a convenção. Não existe ainda um pré-candidato do partido", pontua.

Moreira garante que não existem negociações entre as siglas, mas revela que existe um pedido em sigilo de José Lemes que poderá selar seu lançamento à política prudentina. "Eles conversaram entre eles. Tem uma situação para ser resolvida, que ele pediu sigilo. Ele tem uma situação para resolver", diz.

Porém, o Portal apurou em consulta ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que José Lemes Soares está filiado no PPS da Capital. Como não consta a mudança do domicílio eleitoral para Presidente Prudente, na prática, ele está fora das disputas deste ano.

Para candidatura aos cargos eletivos, o filiado deve estar inscrito no domicílio em que se queira concorrer há pelo menos um ano antes do pleito, valendo a data do requerimento para efeito dessa contagem.

"Hoje está mais fácil para a gente [PPS] apoiar alguém", finaliza Moreira. A reportagem tentou contato com José Lemes, porém, não obteve retorno.

Perfil jovem

Com 25 anos, José Lemes Soares pertence à família tradicional da cidade, neto do fundador da Empresa Andorinha, saudoso Comendador José Lemes Soares. A família já teve dois grandes nomes na política prudentina: Walter Lemes Soares, que foi prefeito e deputado, e Walter Lemes Soares Júnior, vereador.

Aos 22 anos, foi eleito presidente da Juventude Popular Socialista, em São Paulo. Assim que mudou para Presidente Prudente assumiu cargo na direção da TCPP, empresa de transporte coletivo urbano, da qual a família é acionista.
 
José Lemes é diplomado em cursos de Economia, Administração e Ciências Políticas pela Gordonstoun, tradicional escola escocesa.

 

Atualizada para acréscimo de informações às 16h20
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.