Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Jornalista projeta nova biblioteca para Prudente; acervo já conta com 300 livros

Da Redação

Em 11/04/2012 às 10:07

Uma nova biblioteca para Presidente Prudente. Esta é a proposta da jornalista Claudia Junqueira. Ela já trabalha na composição de um acervo que, por enquanto, possui 300 exemplares. O projeto vai além do claro objetivo de incentivar a leitura na cidade. Segundo Junqueira, Presidente Prudente tem espaço para galerias de arte e bibliotecas públicas. “Fomentar a leitura gratuita é patrocinar a cultura e a arte”, completa.
 
Trata-se de uma biblioteca particular com “caráter público”, já que os livros estarão disponíveis para empréstimo. Grande parte dos exemplares é da própria jornalista e outra ela recebe por meio de doações, o que rende segundo Cláudia, “verdadeiras relíquias”, como a autobiografia de Eva Perón, autografada pela própria, que ficou conhecida como Evita.

“E ainda há os clássicos da literatura nacional como Aluísio Azevedo, Machado de Assis e os internacionais Nietzsche, Gustave Flaubert, Françoise Sagan, Maquiavel e Saint Exupéry. Há também livros em francês, alemão, grego, espanhol e inglês.” Outro objetivo da jornalista é contribuir para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, já que possui obras de imagens sobre a arte brasileira, parisiense e revistas antigas como O Cruzeiro.
 
A jornalista conta que todos os livros receberão carimbos e o nome do doador. Os empréstimos acontecerão após o usuário realizar um cadastro. “Será como alugar um filme”. Claudia explica que este projeto fará com que o doador exercite a arte do desapego e da solidariedade. “Os livros são meus xodós, mas se não os uso mais e posso compartilhar este conhecimento, a doação é uma saída”.
 
A biblioteca ainda não possui espaço físico e a ideia é que isso aconteça quando o acervo chegar a 800 livros. “Por esse motivo as doações são tão importantes”, diz. Quem quiser colaborar pode enviar e-mail para [email protected]

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.