Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas realiza especial ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Da Redação

Em 31/05/2012 às 13:39

“À Margem do Xingu - Vozes Não Consideradas” encerra a programação do primeiro dia

(Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta programação especial composta por filmes da Mostra Ecofante de Cinema Ambiental. A programação tem início nesta sexta-feira (1º). A oficina ecológica de serigrafia para ecobags e porta lixo para carros será no dia 5. Todas as atividades são gratuitas.

A Mostra pretende chamar a atenção, por meio de produções nacionais e internacionais, para temas como cidadania, governança, participação e políticas públicas, assuntos fundamentais para construção de modos de vida mais justos, éticos e solidários. A Ecofalante é uma ONG que tem por objetivo desenvolver projetos na área de Educação para a sustentabilidade.

O filme “Tamboro” abre a Mostra no dia 1º, às 9h30, na área de convivência, com a exibição do documentário que aborda as principais questões sociais e ambientais do Brasil. O desmatamento da Floresta Amazônica, a luta pelas terras no campo, a favelização e a criminalidade nos grandes centros urbanos são projetadas, formando um panorama quase muralista de nossa civilização. Do Monte Roraima aos Aparados da Serra, o filme percorre todo o Brasil revelando imagens surpreendentes de nosso país. A exibição é destinada a grupos de escolas e o agendamento deve ser feito na central de atendimento.

Mais tarde, o anfiteatro 5 da Unesp de Presidente Prudente recebe o filme canadense “Waking the Green Tiger”. Declarando que a natureza deve ser conquistada em nome do progresso, o Presidente Mao introduz uma era de destruição ambiental na China. Agora, ativistas entusiastas lutam para preservar suas maravilhas naturais, educar seus compatriotas e encorajar o debate público. Este documentário vigoroso celebra as almas corajosas à frente da nova revolução chinesa.

“À Margem do Xingu - Vozes Não Consideradas” encerra a programação do primeiro dia. A exibição acontece das 15h30 às 17h, no anfiteatro 5 da Unesp. Em viagem pelo Rio Xingu é possível encontrar inúmeras pessoas, moradores de toda uma vida, que serão atingidos pela possível construção da hidrelétrica de Belo Monte. Relatos de ribeirinhos, indígenas, agricultores e habitantes da região de Altamira na Amazônia, assim como os de especialistas da área, compõem parte deste complexo  quebra-cabeça.

A programação continua no dia 5, das 9h30 às 12h, no quiosque do Sesc Thermas com a oficina ecológica de serigrafia para ecobags e porta lixo para carros. A oficina será ministrada pela designer Flávia Cintra. A serigrafia é um processo de impressão que pode causar danos ao ambiente devido aos resíduos resultantes da preparação da forma. Nesta atividade será apresentada uma forma ecológica de desenvolver a impressão serigráfica utilizando como base produtos de menor impacto ambiental para a impressão em bolsas (ecobags) e porta lixo para carros. Para a oficina as vagas são limitadas. Inscrições na central de atendimento. Caso haja vagas remanescentes, serão preenchidas com retirada de senhas 15 minutos antes da atividade.

Finalizando a Mostra, o filme brasileiro “Sertão Progresso” fala sobre a transposição de águas do Rio São Francisco e os interesses econômicos e políticos que, desde a época do Império, definem a utilização da terra e da água no sertão nordestino. Documentário gravado em dez estados brasileiros sobre a obra mais ambiciosa do governo Lula, que promete levar água de beber a 12 milhões de habitantes do semiárido. A produção será exibida às 15h, na área de convivência.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.