Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Especial Cultura Popular será encerrado com oficina de viola

Da Redação

Em 28/06/2012 às 14:59

(Foto: Divulgação)

O Sesc Thermas encerra nesse final de semana a programação do Especial Cultura Popular, que propôs durante o mês de junho músicas e oficinas que resgatam a cultura caipira e prestam uma homenagem à instrumentista Helena Meireles. Já passaram pelo Sesc Thermas o grupo Conversa Ribeira e o violeiro Paulo Freire.
 
Nesse final de semana, a programação começa na sexta-feira (29), às 14h, com Levi Ramiro e Rainer Miranda que realizam oficina de Viola, na área de convivência. Serão abordados o uso da palheta direcionadas ao modo de execução de Helena Meireles e os arpejos e pedais efetuados também baseados no estilo dela.
 
Mais tarde, às 20h30 o especial continua com o show instrumental Dona Helena: O Legado em Cordas. Sete músicos com sólida trajetória sobem ao palco para homenagear a instrumentista brasileira Helena Meirelles. Os ingressos custam de R$ 4 a R$ 16.
 
As homenagens à Dona Helena continuam no sábado (30), com a oficina de Violão com Levi Ramiro e Marcos Azevedo, às 14h, na área de convivência. O violão base tem função fundamental nas músicas executadas com a viola. O repertório de fronteira, que era usado por Helena, tem diversas influências e cada uma com sua peculiaridade. Os principais ritmos usados por Helena: polca, chamamé e rasqueados, terão uma ênfase maior nessa oficina.
 
O Sesc Thermas encerra o Especial com o show "A Dama da Viola: Cordas e Canções". Luciano Queiroz traduz em seu toque as polcas, guarânias e chamamés de Helena e acompanha, com sua viola, Conceição Montanheri, que interpreta em tupi-guarani e em português farto repertório. Milton, sobrinho de Helena, toca com a viola dinâmica que pertenceu a sua tia. O repertório possui personalidade da Dama da Viola e o estilo palhetado de executar similar ao dela. Este show acontece às 16h, na Área de Convivência.
 
Oficinas

As oficinas acontecem nos dias 29 e 30 e são gratuitas. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento e as vagas são limitadas. Em caso de vagas remanescentes, estas serão preenchidas com retirada de senhas 15 minutos antes da atividade.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.