Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em busca de participação, PSDB confirma apoio a Tupã

"O PSDB escolheu pela aliança em função do jogo de forças políticas", diz Bragato

ROGÉRIO MATIVE

Em 30/06/2012 às 12:00

Galeria do plenário da Câmara Municipal ficou lotada durante convenção tucana

(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

Em convenção realizada na manhã deste sábado (30), na Câmara Municipal de Presidente Prudente, o PSDB confirmou apoio à reeleição do prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã, PTB), nas eleições municipais deste ano, conforme antecipou o Portal. De acordo com o presidente da sigla, Walter Dalari, o objetivo tucano é "participar do governo".

Com o PSDB, o PTB fecha uma das maiores alianças na história política da cidade. Além das duas legendas, compõem a coligação "Prudente Unida" o PSB, PR, PT, PRB, DEM, PSD, PHS, PTC, PP, PRP, PSC e PDT.

Forças políticas

"O PSDB, consciente, escolheu pela aliança com o Tupã, claramente em função do jogo de forças políticas na cidade. Além do comportamento dele em relação ao partido e, em especial, do respeito ao Governo do Estado. Durante esses quatro anos, houve todo o empenho possível do meu partido para ajudar o município", explica o deputado estadual Mauro Bragato, principal nome do partido tucano na região e segundo vice-presidente estadual.

Segundo ele, a decisão do PSDB em apoiar Tupã foi "sábia". Bragato não acredita em atritos com o promotor de Justiça e Meio Ambiente, Nelson Bugalho, que tinha lançado sua pré-candidatura sonhando em concorrer ao Executivo. "Nós escolhemos sabiamente, por uma nova forma de fazer política na cidade, com respeito às regras. Esse agrupamento de partidos aposta nisso. Diferentemente do outro lado, que pensa diferente", diz.

"Toda eleição é complicada. Mas vejo as coisas caminhando bem. O PSDB olhou para frente e não para o retrovisor", cita Bragato. "Eu não participei de todas as conversas, que não foram poucas. Mas houve maturação e o assunto foi bem discutido. O PSDB não pensou apenas na questão individual do candidato, mas nos governos municipal e estadual, além de eleger uma boa bancada", explana.

Para Tupã, a aliança representa a "solidificação" de objetivos. "Essa aliança mostra uma união pela cidade, sem pensar em questões individuais. A coligação fica solidificada e firme", acredita.

"Prudente não pode abrir mão de receber apoio do governo estadual. Nunca, Prudente recebeu tantas verbas. O PSDB ajudou muito e reconhecemos que o município precisa do apoio do governo estadual", diz Tupã.

Participação ativa

De acordo com o presidente do diretório municipal do PSDB, Walter Dalari, o objetivo do partido é participar ativamente na próxima gestão de Tupã, caso a reeleição seja confirmada nas urnas em outubro. "Essa convenção é para fechar o apoio ao Tupã e lançar 26 candidatos ao Legislativo por uma Prudente melhor, sempre buscando a continuidade. O PSDB não participou do governo, mas sempre apoiou em todos os eventos em Prudente. Agora, a proposta é participar do governo", adianta.

Sobre o grande número de partidos na coligação e a preocupação em garantir espaço para todos, Dalari acredita na habilidade do atual prefeito. "A gente tem vivido essa questão em outros lugares. Mas vai depender da habilidade do Tupã em conduzir tudo isso por ele ser responsável pela aliança. Hoje o que temos na mesa é uma polarização da política em Prudente. Deverá terminar em dois candidatos e validar o vencedor. Assim, a democracia será exercida", conclui.

Legislativo

O PSDB terá o PSDC como aliado na briga pelo Legislativo. Ao todo, serão 26 candidatos, sendo 25 tucanos e um pelo PSDC. Respeitando a proporcionalidade imposta pela Justiça Eleitoral, serão oito mulheres concorrendo à Câmara Municipal.

Atualizada às 12h46 para acréscimo de informação

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.