Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Macedo quer retomar concursos e "valorizar servidor" em PP

ROGÉRIO MATIVE

Em 20/07/2012 às 15:50

Macedo quer acabar com

(Foto: Sidnei Santana/SBT Interior)

Pela primeira vez concorrendo à Prefeitura de Presidente Prudente, Josué Alves de Macedo (Psol) pretende acabar com o que chama de "pacto das elites", que, segundo ele, foi responsável por "barrar" o desenvolvimento da cidade. Em seu plano de governo, Macedo espera retomar a realização de concursos públicos e promover plano de carreira para os servidores públicos municipais.

Nessa quinta-feira (19), Macedo participou de uma sabatina promovida pela TV SBT Interior e Jornal O Imparcial, nos estúdios da emissora em Presidente Prudente. Em entrevista ao Portal, o candidato do Psol revela que quer propor um pacto pelo desenvolvimento da cidade.

"Presidente Prudente, ao longo dos últimos 40 anos, foi administrada pelas elites. Elas sempre firmaram pactos. E o que isso resultou? Prudente perdeu politicamente e socialmente para Marília, Bauru, entre outras. Não se preocuparam com o crescimento da cidade. A nossa candidatura é para questionar o pacto das elites e propor um novo pacto: entre os empresários modernos, sindicalistas e lideranças populares", afirma.

Segundo ele, todos os setores serão analisados, em especial a questão do trânsito prudentino. "Nós atacaremos todos os setores de atividades humanas, como a área do transporte, da saúde, da educação, da cultura, entre outras. Sem querer ser crítico ou radical, não se pensou que Prudente cresce de forma desordenada, sem planejamento estratégico ou gerenciamento no trânsito. A frota cresceu e as ruas são as mesmas. São 600 carros novos por mês, praticamente 7 mil por ano. Solução é repensar todo o modelo atual. Falta vontade política e técnicos da área", acredita.

Macedo aponta as possíveis soluções para minimizar os congestionamentos em alguns pontos da cidade. "Precisamos convocar especialistas para debater a construção de corredores exclusivos para ônibus e passarelas", diz.

Sabesp

Ele também comenta sobre a prestação de serviços de água e esgoto no município e acredita em um debate técnico para decidir sobre a renovação de contrato com a Sabesp. "O contrato foi encerrado no dia 30 de setembro de 2008. Já vamos para quatro anos com ele remendado e não renovado. Tem que deixar a questão política de lado e debatê-lo tecnicamente. Eu proponho uma revisão do contrato, com tarifa de água e esgoto reduzida", defende.

Servidores

Por último, contrário a terceirizações, Macedo sugestiona a realização de concursos públicos, além de um plano de carreira para os atuais servidores municipais. "O descaso com o funcionalismo público foi muito grande nos últimos anos. Eles perderam salários, promoções, reciclagem profissional, defasagens, além de prejudicados pelas terceirizações. Abandonou-se concurso público. Hoje temos 1.044 cargos vagos ou ociosos na máquina municipal. Um dos principais pontos hoje é fazer algo ao servidor público", conclui.

Entrevistas

O próximo entrevistado do Portal seria o candidato pelo PMDB, Agripino de Oliveira Lima Filho, porém, ele não compareceu à sabatina marcada para essa quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, ele teve que faltar por outros compromissos agendados anteriormente.

A sabatina realizada pelo SBT e O Imparcial com candidatos ao Executivo será exibida e publicada a partir do dia 23.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.