Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Aluno de PP participará de Paraolimpíada Escolar

Da Redação

Em 06/10/2012 às 07:39

Da esquerda para a direita, a secretária da Semepp, Tute, a diretora Sônia, o atleta/aluno Léo e Felipe

(Foto: Marcos Chicalé/Secom)

Com 16 anos, o  aluno e atleta Leonardo Mello, da Escola Estadual “Professora  Marietta Ferraz de Assumpção”, de Presidente Prudente, será o único representante da região na Paraolimpíada Escolar.


Trata-se do principal evento esportivo para jovens com deficiência. A competição será realizada entre os dias 15 e 20 deste mês, sendo que pelo terceiro ano consecutivo a cidade de São Paulo sediará o torneio.

Cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes e comissão técnica de 24 Estados, mais o Distrito Federal, confirmaram suas inscrições. Essa marca supera o recorde de 958 atletas que participaram da competição no ano passado.  A modalidade atletismo, na qual o representante prudentino competirá, terá como sede o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Parque do Ibirapuera.

Vítima de paralisia infantil, Léo, como é conhecido, conquistou a vaga ao conquistar três medalhas de ouro na fase estadual das Paraolimpíada Escolar, realizada em setembro, em São José do Rio Preto. Ele ficou em primeiro lugar nos 100 metros livre com a marca de 21seg15;  no arremesso do peso, ao atingir a distância de 5mts72; e no lançamento do dardo, com arremesso de 14mts50.

Léo deverá se integrar aos demais atletas do Estado de São Paulo, no dia 14, em Campinas. Em seguida seguirá para São Paulo. O aluno/atleta, que paralelamente ao atletismo, é jogador  da equipe da Adapp, que disputa o Campeonato Paulista de Basquetebol Adaptado, disse estar muito feliz com o momento que está vivendo. “Sei que preciso melhorar muito dentro da sala de aula, pois não basta apenas ser um bom atleta. Mas as coisas estão dando certo na minha vida. Apesar da deficiência,  isso não me atrapalha. Pelo contrário,  é ai que procuro me esforçar todos os dias. Primeiro para se tornar em verdadeiro cidadão, e depois sim, quem sabe, um grande atleta e representar o nosso país nas principais competições nacionais e internacionais”, argumenta esperançoso.

Uma curiosidade é que o aluno Leonardo Mello dispensou as muletas. Quando vai se deslocar de um lado para o outro, ele usa as mãos. “O Léo nos surpreende a cada dia. Se você olhar as mãos dele vão notar que está cheia de calos, pois ele abandonou as muletas dizendo que elas estavam incomodando”, finaliza a diretora.

Na escola Marietta, Leonardo é orientado pelo professor Felipe Gustavo de Barros Nunes, mas os treinos na pista da Unesp são comandados pelo técnico José Aurélio Bernardo, o Lélo.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.