Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

"Eles entraram com olhos de vingança", diz Juliano Garcia

ROGÉRIO MATIVE

Em 30/10/2012 às 17:34

Dependendo de apenas um comunicado da Justiça Eleitoral à Câmara Municipal para retornar ao cargo de prefeito de Álvares Machado, Juliano Garcia (PT) classifica o trabalho da oposição para assumir a prefeitura como "atitude de vingança". Garcia conquistou liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender a decisão que cassou seu diploma e o declarou inelegível por oito anos por abuso de poder econômico durante as eleições de 2008.

Em entrevista exclusiva ao Portal, Juliano Garcia fala que a oposição, liderada pelo PSDB, assumiu a prefeitura com "olhos de vingança". Ele também dispara contra as atitudes tomadas pelo vereador José Cláudio Bressan (PSDB), que ocupa a cadeira no Executivo desde a última quinta-feira (25).

"Eu acho que era um absurdo [cassação e afastamento do cargo]. Tínhamos sofrido uma ação pior antes, inclusive no TSE. E agora me aparece essa sentença, dum processo esquecido, contrariando tudo o que tinha sido decidido, inclusive com depoimento de policiais e juiz falando que nada houve?", questiona.

Nega brindes

Segundo Garcia, diferentemente do que foi decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), ele não participou de nenhum ato de distribuição de brindes nas eleições de 2008. "Desde o início eu acreditava que conseguiríamos a liminar. Eu acreditava na Justiça. No dia da eleição eu fiquei em casa, não tem depoimento de ninguém falando que eu fiz algo, que participei de alguma coisa ilícita", fala.

Comissionados voltam

Juliano Garcia promete recontratar os funcionários comissionados demitidos por Bressan. "Vou continuar o trabalho. Os funcionários [comissionados desligados por Bressan] vão voltar a trabalhar e terminar o mandato comigo em dezembro. Meu governo sempre foi transparente, limpo e honesto, diferentemente do que ocorreu em outras administrações", alfineta.

"Foi atitude de vingança. Eles foram derrotados nas eleições, perderam com grande diferença pelo candidato que indiquei na véspera da votação [Horácio Fernandes, do PV, que venceu com 61,04% dos votos válidos]. Eles entraram com olhos de vingança", conclui.

Retorno ao cargo

De acordo com o advogado Luiz Fernando Barbieri, o petista deverá ser reconduzido ao cargo nesta quarta-feira (31). "A decisão já foi despachada para o TRE e já comuniquei ao juiz eleitoral. Agora, ele espera que o TRE envie o comunicado por e-mail para a Zona Eleitoral. Em seguida, a  Câmara será oficializada", explica.

Eleições 2012

Nas eleições deste ano, no último dia para substituição de candidatos a cargos majoritários, Juliano Garcia abriu mão de concorrer à reeleição protocolando pedido de substituição da chapa, que foi indeferida pela Justiça Eleitoral. Garcia teve seu pedido de registro de candidatura negado por apresentar condenação de homicídio culposo e falsidade ideológica quando prestava serviços como médico na Santa Casa local em 2005. Na época, ele ainda não exercia a função de prefeito.

Garcia recorreu no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), porém, teve todos os pedidos negados.

No pleito, Juliano Garcia tinha como adversária Cecília Setsuco Suzuki Katsutani (PSDB), da coligação "Álvares Machado Para Todos", que terminou a disputa na segunda colocação, conquistou 5.169 votos, ou seja, 38,96% do total.

Atualizada às 18h57 para acréscimo de informações

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.