Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Estado de saúde de Chávez é agravado por infecção respiratória

Agência Brasil

Em 19/12/2012 às 08:03

O estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi agravado por uma infecção respiratória, mas, segundo o ministro da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, ele se recupera.

De acordo com o ministro, os médicos disseram que são comuns infecções respiratórias depois de cirurgias. Chávez foi operado no dia 11 em Havana, capital cubana, para a retirada de um tumor maligno na região pélvica. Durante a cirurgia, ele teve uma hemorragia.

Nessa terça-feira (18), Villegas anunciou que é “estável” o estado de saúde de Chávez. O ministro leu um comunicado em rede nacional de rádio e televisão. Segundo ele, os médicos aconselharam o presidente a ficar de "repouso absoluto e seguir um tratamento rigoroso”.

“O estado geral do presidente é estável. Anteontem, segunda-feira, 17 de dezembro, ele foi diagnosticado com uma infecção respiratória, a equipe médica começou a tratar imediatamente e ela foi controlada”, disse o ministro. “Viva Chávez”, acrescentou ao encerrar o pronunciamento.

Antes de viajar para Cuba, Chávez fez um pronunciamento à nação informando que seus médicos recomendaram uma cirurgia de urgência. Ele pediu que a sociedade apoie o vice-presidente e chanceler Nicolás Maduro, que assumiu interinamente a Presidência da República.

Reeleito para a Presidência, Chávez deve tomar posse no dia 10. Caso não consiga ser empossado, assume o atual presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdato Cabello, e são convocadas eleições em até 30 dias. A eventual disputa deve colocar como adversários Maduro e Henrique Capriles, que perdeu as últimas eleições para Chávez.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.